sábado, 30 de junho de 2012

Blogagem Coletiva " 15 Coisas Irrelevantes Sobre Mim".


A Nana, do Blog Amigos Virtuais me convidou para participar da blogagem coletiva “15 coisas irrelevantes sobre mim”.  Agradecida pelo convite, viu flor? Adorei participar!
Então vamos lá...
1 - Numa conversa, costumo prestar atenção no olhar e tom de voz daqueles que falam;
2 - Adoro escrever meu nome;
3 - Atualmente, chuva e trovão me deixam feliz;
4 - Amo plantas;
5 - Adoro descobrir um blog novo, diferente e legal;
6 - Gosto de cheiro de roupa limpa estendida no varal;
7 - Adoro a manhã de natal e as sobras da ceia;
8 - prefiro presentear a ganhar presente;
9 - Barulho de ondas quebrando na areia da praia me dá tristeza;
10-Detesto quando ligo para alguém e o celular está desligado, ou chama, chama e a pessoa não atende;
11- Sou a ansiedade em pessoa;
12- Queria que o dia tivesse início depois das 10 da manhã (é quando funciono melhor);
13- Odeio avião, mas adoro viajar;
14- Sou supersticiosa;
15- Simplicidade é o que mais chama minha atenção.


Doação de Medula Óssea - Doação de Vida, Ainda em Vida!










“Aos familiares e aos Amigos (as),
Fui diagnosticada como portadora de “Anemia Aplástica e Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN)” , em junho de 2011, e que no meu caso faz-se necessário o transplante de medula óssea.
Estou cadastrada no Banco Nacional de Doadores de Transplante de Medula, aguardando um (a) doador (a) compatível, mas até agora não obtive êxito.
Resolvi fazer um apelo a todos (as) pedindo que você se sensibilize com a minha situação aqui em São Paulo onde aguardo, desde junho de 2011, por um (a) doador (a).
Tenho muita fé, esperança e convicção, que Deus irá colocar um (a) doador (a) em meu caminho para que eu possa fazer o transplante e voltar à minha vida normal, junto aos meus familiares e amigos (as).
Agradeço a Deus, à equipe médica, à minha família, aos amigos e a todos que de alguma forma vêm me ajudando a vencer esta batalha tão difícil.
Quero lembrar que a sua doação poderá servir para mim ou para qualquer outra pessoa que aguarda também um doador no Brasil.
Muito obrigada,
Deus abençoe a todos.
São Paulo, 02 de abril de 2012.
Conceição de Maria Melo Gonsioroski.”


Essa é a mensagem de Conceição de Maria. Ela precisa de um transplante de Medula Óssea. Resolvi compartilhar essa carta, porque há tempos tenho vontade de ser doadora de medula e quando cheguei à Vila Junina, um dos locais de festa de São João em São Luís, conheci o grupo Amigos de Conceição.
Eles estavam logo no início da Vila e distribuíam um folder sobre a doação de medula óssea. Parei para ouvir com todo o respeito e admiração aqueles jovens que, no meio de uma festa, estavam unidos por uma causa nobre, abraçada por fé, amizade e esperança. 
O grupo, composto por amigos e familiares, foi organizado com o intuito de divulgar informações importantes e esclarecer dúvidas sobre a doação de medula e contar a história de Conceição.

Ouvi com o coração todas as explicações sobre todos os procedimentos envolvidos na doação de Medula Óssea e fiquei comovida. Mais que comovida, fiquei e estou muito pensativa sobre o assunto. Acredito que uma semente foi plantada. Espero que muitas outras em muitos outros corações. E desejo com toda a fé do mundo que Conceição e tantos mais que estão nesse momento precisando de um transplante, consigam um doador o mais rápido possível. E que Deus retribua em dobro de saúde e felicidade todos doadores.
Para informações mais detalhadas sobre esse assunto:
Rua Dona Verídiana, 410 sala 32 Vila Buarque - São Paulo - SP - CEP 01238-010.
Telefone: (11) 3333-4424.


domingo, 24 de junho de 2012

O São João Cultural de São Luís.




O São João no nordeste é festa do forró e baião, certo?  Então... Em São Luís, é um pouco diferente. A festa aqui é comandada pelos grupos de danças regionais e pela estrela maior da cultura maranhense: O Bumba-Meu-Boi.
Esqueça fogueiras, pamonha e canjica e bandas de forró ou cantores famosos. Aqui não se comemora assim,não. Todo o festejo tradicionalmente junino, regado com arrasta pé, grupos de sanfoneiros e comidas de milho que toma conta da grande maioria dos estados nordestinos, em São Luís, é embalado pelo ritmo das matracas, pandeirinhos e batidas de mão.
E os quitutes tipicamente juninos dão lugar à culinária regional: Arroz de Cuxá e Arroz Maria Izabel, Torta de Caranguejo e Torta de Camarão, Vatapá e Creme de Galinha, bolos e tortas e chocolates com frutas da terra.
É um São João cultural, que exalta a riqueza e paixão do maranhense pelo seu folclore.  É totalmente diferente daqueles que estou acostumada, com quadrilhas juninas e bandas de forró. Aqui se valoriza a região, a cultura artesanal, os artistas locais, o bumba-meu-boi e todos os ritmos que ele abraça. É contagiante ver a emoção dos grupos cantando no ritmo das Toadas, o amor pelo Maranhão.
Quando o Boi chega aos arraiais, é aplaudido e reverenciado, mostrando que ele é a estrela da festa.  Crianças, adultos e idosos esperam por ele. Os grupos atraem todos os olhares e ditam a animação da noite. É uma festa bonita de ver e que conquista os turistas justamente por valorizar a cultura local e por respeitar as raízes folclóricas maranhenses. É são João para ser visto. É diferente, mas lindamente encantador e emocionante.


























Toda a roupa é bordada com a fibra da palha do Buriti, uma Palmeira da região muito usada no artesanato local.




terça-feira, 19 de junho de 2012

Carinho em Forma de Presente!





Tem coisa na vida melhor que carinho? E quando esse carinho vem de uma pessoa que a gente gosta, admira e é inspiração pra nossa vida é mais gostoso ainda. Coisa boa é ser surpreendido assim, sem nenhuma data específica, apenas celebrando a amizade, né não?  E foi o que aconteceu ontem. Cheguei em casa e havia um presente lindo lindo  pra mim, enviado  pela Fafah,  uma amiga muito querida que mora em Recife e é dona do Blog Panelinha da Fafah.
A  Fafah é assim, ela gosta de mimar e surpreender os amigos. É carinhosa, amável, a doçura em pessoa.  Eu a conheci no curso de Paisagismo que fiz no SENAC. Lembro que no último dia de aula ela surpreendeu todos com torta e refrigerante para celebrar o encerramento das aulas.
Ela é super atenciosa, fala com a gente com toda a meiguice do mundo, um amor. E eu estou muito feliz : ) !!! Não apenas pelo presente que eu amei e é lindo! Mas muito mais feliz por todo o carinho que está envolvido nele. É o cuidado em escolher algo especial para mim e enviar para São Luís e toda a doçura do gesto que me deixa verdadeiramente emocionada.
Por isso hoje minha postagem é para agradecer o presente que é lindo lindo lindo e principalmente todo o carinho que você teve comigo, viu flor? Te adoro muito, Fafah! E desejo que Deus cuide sempre de você e de toda a família linda. Que o blog continue sendo o sucesso que é, e novos projetos aconteçam na sua vida, pois você merece tudo de melhor! Muita saúde e paz, amada! Um beijo enorme pra você! : )



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Teresina - Piauí.

Cachoeira de Esperantina.


Rio das Pedras.


Centro da cidade.


Cachoeira do Urubu.

Cachoeira em Esperantina, no período de chuva, todo este lugar fica cheio d'água e muitas vezes a passarela fica interditada.

Bairro do Horto Florestal.


Encontro dos Rios Poty e Rio Parnaíba.

Catedral.

Palácio do Governo.

Centro da cidade.

Vista da minha varanda.

Museu dos Rios.


Casa da Cultura.

Zoobotânico.


Parque Zoobotânico.






Depois de seis meses morando no interior do estado, Paulo foi transferido para a capital Piauiense. Tivemos um final de semana para achar um apartamento e alugar e uma semana para a mudança. Foi corrido, mas estava muito feliz. Teresina é uma cidade pequena, mas extremamente organizada. E por ser tão organizada e limpa, com praças bem cuidadas e muitas árvores nas calçadas, oferecendo sombras aos pedestres, ela é um lugar bonito e que eu adorei morar.
O comércio é muito bom e muito bem servido de boas lojas. O custo de vida não é alto, a cidade tem ótimas escolas, hospitais muito bem equipados e ótimos médicos. O teresinense é um povo educado, bonito, cordial, que recebem bem e que cuida muito bem da sua cidade.
Morei apenas 10 meses e quando Paulo foi transferido para São Luís, fiquei triste. Eu adorava o apartamento que morava e que o proprietário confiou a mim como se fosse meu. Morava no Horto Florestal, um bairro lindo, arborizado, limpo, pertinho de tudo e ao mesmo tempo super tranquilo.
Restaurantes e bares tem aos montes e de qualidade excelente. Bons hotéis, artesãos maravilhosos que gostam de conversar com o cliente e nos tratam muito bem, artesanato lindo e de qualidade, culinária saborosa e variada. Enfim... Um lugar que apesar de não ter divulgação para o turismo, eu recomendo uma visita.
O Piauí tem belezas naturais lindíssimas que eu conferi de pertinho. Parque Nacional de Sete Cidades, Serra da Capivara, Pedra do Castelo, Pedro II (terra da Opala e do artesanato), e mais outras lindas cachoeiras que adorei conhecer. Tudo lido!
Sinto falta de lá. Dos lugares que conheci e que visitava. Sinto falta da simpatia e gentileza das pessoas. Do bairro, de tudo mesmo. Chorei muito no dia que entreguei o apartamento e cruzei a ponte que faz divisa com o estado do Maranhão. Seria mais uma nova etapa, um novo desafio.  
E foi assim, que cheguei às terras maranhenses. Com a correria de organizar tudo na nova casa, a vontade de conhecer São Luís, os novos hábitos locais, a cultura e minha nova rotina, fui me adaptando e hoje sinto saudade boa do Piauí.


sábado, 16 de junho de 2012

Salada de Rúcula e Tomate Quente.


Hoje eu não estava muito interessada na cozinha e panelas e resolvi preparar uma saladinha gostosa, refrescante e aconchegante pra nosso almoço de sábado. Essa salada é uma misturinha de sabores e texturas que garanto ser uma das mais gostosas que já comi, além de ser deliciosamente nutritiva. Paulo, que não é lá muito fã de comer fruta misturada na salada, adorou.
Folhas de rúcula, folhas de hortelã, ramos de coentro, maçã, tomate, limão, mostarda, mel e azeite. Primeiro eu lavo todos os legumes e folhas e deixo de molho numa misturinha de água e hipoclorito para higienizar. Depois deixo escorrendo numa peneirinha.  Enquanto secam preparo o molho: Metade de um limão pequeno (pode ser Siciliano ou Taiti) + 1 colher de sobremesa de mel + 1 colher de sobremesa de mostarda + 2 colheres de sobremesa de azeite, mistura tudo e deixa na geladeira. Eu não uso sal em saladas, mas quem gosta pode acrescentar.  
Depois do molhinho pronto, arrumo as folhas de rúcula no prato e vou tirar a pele do tomate. E o segredinho dessa delicinha é o tomate, viu gente? Faço uns cortes na pele com a ponta da faca e levo para o fogo para “assar”, esse processo além de facilitar para retirar a pele, suaviza a acidez do tomate e potencializa o sabor. Deixo esfriar um pouco e tiro a pele, corto e levo pra dourar um pouco num fio de azeite.


Tomatinho pronto, corto metade de uma maçã pequena em lascas fininhas e arrumo por cima da rúcula junto com os ramos de coentro e folhas de hortelã. O tomate vai quentinho no prato e o molho que fiz antes e deixei na geladeira, sirvo frio por cima de tudo.
E aí é só saborear a textura das folhas junto com a maçã, o tomate quentinho que garante o aconchego da comida, junto com um molho frio e adocicado. Coisa boa demais. : ) 


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Para Alguém Que Hoje Chora.



Eu hoje queria muito abraçar uma pessoa que amo demais e está chorando a morte de um pai. Queria muito abraçá-lo e nesse abraço tentar fazer passar mais rápido o baque que a perda de alguém que amamos causa na gente. Tentar fazer passar mais rápido a dor, o choque, a sensação de solidão e incredulidade que a morte provoca na alma.
Hoje eu queria muito estar ao lado dele. Queria muito confortá-lo e tentar aquietar o seu coração. Olhar lá dentro dos seus olhinhos e dizer que não acabaram os laços, que ainda estamos aqui para amá-lo muito mais.
Eu hoje estou profundamente sentida e comovida por faltar fisicamente para essa pessoa que amo tanto e que está sofrendo demais. Eu sei que vai passar. Mas eu hoje realmente gostaria de ter super poderes e fazer passar mais rápido para ele esse sentimento que sufoca, que pesa no coração, quase insuportável. Meus pensamentos e orações são para ele.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados.





Eu sei que existe aquela frase que diz “Dia dos Namorados é todo dia”, mas eu duvido que o dia ou noite de hoje não seja especialmente diferente para aqueles que estão juntos (mesmo que longe fisicamente) felizes e apaixonados. Não estou falando de presentes, flores, velas... não é isso. Isso também é bom. Mas isso eu sempre ganho e sempre faço. Sabe um casal que sempre presenteia um ao outro, não importa a data que seja? Pronto... a gente é assim.  Não existe data pra presentes, pra bilhetinhos de amor, pra mensagens no espelho. Quase sempre Paulo deixa mensagens carinhosas na tela do computador, no celular. O carinho está presente seja a data que for. 
Até me lembrei da campanha de marketing para o dia dos namorados de uma conhecida rede de lojas que diz: “Diga eu te amo a partir de R$11,90.” Juro que eu entendi a proposta da publicidade e não estou julgando o comercial nem nada. Só que, na boa... EU TE AMO não tem preço, não tem dia e nem tem hora. E quem ama sabe disso. Sabe que todo dia é preciso cuidar da pessoinha que amamos. Cuidar com atenção, respeito, paciência, lealdade.
Acredito que por aí, muitos casais passarão o dia ou a noite de hoje separados por motivos de força maior. Devido uma viagem que não podia adiar, ou o trabalho que não pode faltar. Ou outros motivos mais complicados e doloridos. Mas estarão juntos em pensamentos e corações.  Mas a verdade é que, embora todo o dia seja o dia dos namorados, da paixão e do amor, esses casais gostariam de ficarem juntinhos.
Por isso, independente de ser hoje, amanhã ou depois. De ter um presente com linda embalagem custando seja lá quanto for ou apenas um cartão simplesinho, com ou sem presente... Celebre o amor. Reserve um tempo e demonstre seu sentimento para aquele alguém especial. Não é a data, não é o preço, não é nada disso. É a lembrança, o tempo dedicado, a demonstração e a vontade de agradar e surpreender e assim ganhar de volta um sorriso, um abraço, um olhar.
Dia dos namorados é todo dia, eu sei. Mas hoje é especial, e tenho a certeza que muita gente concorda comigo. : )



“...você me faz sorrir do mundo e das dificuldades.
É o meu porto mais seguro em minhas tempestades.
E quando de loucura e medo eu fico sem saída,
você me acalma e ilumina a minha vida.”

" Feliz Dia dos Namorados, meu amor!"


domingo, 10 de junho de 2012

Feira do Artesanato Mundial.


Recentemente aconteceu aqui em São Luís a Feira do Artesanato Mundial e eu, que adoro artesanato, fui conferir.  O local onde foi realizada  é um espaço bem bacana. A climatização estava perfeita, o ambiente bastante claro e limpo e o artesanato apresentado de excelente qualidade.
O evento prometia a participação de 30 países e 10 estados brasileiros, mas observei alguns stands vazios. Senti falta do artesanato regional.  Os artesãos estavam todos muito simpáticos, os preços das peças super convidativos e tudo muito bonito.
O stand do artesanato Peruano estava aconchegante, alegre, com uma música regional que encantava.  Belo Horizonte trouxe lindos tapetes e almofadas decorativas. O Stand de Gramado tava que era pura delícia. Tanta gente provando e comprando queijos, chocolates e vinhos que nem consegui fotografar nada.
Acho que a organização da feira podia melhorá-la para a 3 edição. Promover um pouco mais os artistas maranhenses, caprichar um pouquinho mais na decoração usando objetos regionais e também na área de alimentação que estava sem graça e sem variedade alguma. Buscar parceria com alguma lanchonete ou cafeteria seria uma boa.
Mas no geral eu gostei muito. Uma energia boa, muita gente agradável, pessoas sorridentes, um clima gostoso e muita coisa bonita de se ver e comprar. Destaque para flores de madeira que achei linda e comprei para fazer um quadro (postarei quando fizer), muitas toalhas e caminhos de mesa bordados, biscoitinhos deliciosos de Caicó e o chocolate gelado de Gramado.
Tava tão distraída, olhando tudo e conversando com os expositores, que acabei esquecendo de fotografar enquanto passeava e só lembrei no final. Adorei tudo!