domingo, 30 de março de 2014

Tudo Passa!



Eu tive uma infância feliz e uma adolescência dificílima, não por conta dos questionamentos e rebeldia que assombra a idade, neste quesito fui tranquila e não aborreci meus pais ou professores. Foi difícil porque por um longo período, meus pais enfrentaram sérias dificuldades financeiras e tivemos que “apertar bastante o cinto” para economizar. Tudo era pesado, medido e regrado. Nada de gastos com roupa ou sapato novo por um muito tempo... Nada de viajar nas férias... Nada de restaurantes ou passeios em parques... Nada de nada novo. Somente o colégio foi mantido como prioridade.

Lembro-me de ter visto meu pai chorar e minha mãe o abraçar dizendo que aquilo iria passar e depois ir chorar no banheiro desesperada. Lembro-me dela abatida e chorosa e meu pai abraçá-la tentando tranquilizar o seu coração angustiado. Na fase mais difícil da nossa vida, onde a gente contava moeda e andava pela rua, olhando atentamente pro chão, desejando a sorte de encontrar qualquer cinco centavos perdido na calçada para somar com as outras moedas e comprar mais um pão para comer no jantar, meus pais foram exemplo de honestidade, amizade e fé. Neste período de pobreza que passamos, nunca ouvi um gritar com o outro, nenhuma briga ou cobrança. Quando o dinheiro faltou realmente dentro de casa, o amor e o respeito se fez presente da maneira mais linda e sólida que já vi e isso marcou para sempre a minha vida e do meu irmão.

Com muita força de vontade, paciência, fé em Deus e união (e economia) fomos dando a volta na situação e aos poucos afrouxando os cintos e respirando com menos angústias no peito. De tudo o que vivemos, tiramos grandes lições e aprendemos que é preciso investir em estudos, poupar um dinheirinho e manter a cabeça no lugar pra não fazer, pensar ou dizer nenhuma bobagem.

Quando dizem que “Tudo Passa”, acreditem, passa mesmo! E é com essa lição que eu sigo meus dias: TUDO PASSA!! Momentos difíceis, de dor e de luto. Situações onde a gente não encontra uma saída, medo, desolação, coisas ruins... Tudo isso passa. Assim como nenhuma felicidade é eterna, (infelizmente) até as coisas boas também passam. Precisamos ter sempre a boa vontade e coragem para seguir com a luta e o esforço do dia a dia, trabalhando, aprendendo coisas novas que somem sempre ao nosso amadurecimento pessoal e profissional, semeando o bem e preservando as amizades.
Amigos e família unida, minha gente, não tem preço!!!

quarta-feira, 26 de março de 2014

A praia mais bonita do mundo.

 
A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita por um site de viagens como a praia mais bonita do mundo. Bem, eu não sei se ela é a mais bonita do mundo, uma vez que não conheço nem metade da metade da metade do mundo, mas posso afirmar que realmente é um lugar mágico, belíssimo e que faz a gente desejar morar numa casinha bem na beirinha do mar do Sancho, pra sempre : )
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quando o avião vai aproximando da Ilha de Fernando de Noronha, o coração vai acelerando e a gente só deseja descer rapidinho e aproveitar cada minuto no grande paraíso natural que é o Arquipélago. Por lá os dias começam cedo, com guias sempre simpáticos, dispostos a contar tudo sobre o lugar e nos mostrar cada pedacinho encantador da Ilha.
A Baía do Sancho eu visitei tanto por trilha, descendo depois por uma escada de degraus mínimos fixados em uma fenda rochosa, como também por um passeio de barco. Mergulhar na Praia do Sancho é uma delícia! A temperatura agradável da água e a sua pureza são incríveis. Coisa divina!
Por trilha também chegamos ao Mirante dos Morros Dois Irmão. Uma vista tão linda, que pode até parecer exagero, mas senti uma presença sagrada me acolhendo a alma. Emoção pura!
Noronha tem tantos lugares curiosos e lindos que é impossível eleger um apenas. É um passeio único e que espero um dia repetir.
Jamais esquecerei o por do sol na Ilha... É quase uma oração, um momento realmente divino.
Jamais esquecerei a emoção de ver os golfinhos tão perto, quase pulando pra dentro do barco, parecendo querer brincar com a gente... Chorei como criança.
A vida da gente, por mais difícil que seja, proporciona momentos lindos.
 

quinta-feira, 6 de março de 2014

#FelizAnoNovoOutraVez!

 
 
E o carnaval acabou : (
Para quem sambou, brincou, vestiu a fantasia e se entregou à festa de Momo até o pé pedir help, resta a saudade. Pra quem abasteceu a geladeira com frutinhas, comidinhas, vestiu a sua roupa mais confortável e teve como único trajeto cama-cozinha-cama, resta guardar a preguiça e esperar o próximo feriadão de semana santa : )
Eu confesso que este foi o meu carnaval mais preguiçoso. Não botei a cara na porta nenhum diazinho e foi uma maravilha este descanso porque agora é que o bicho pega, né não? Dizem que “o ano só começa depois do carnaval”, pra mim começou dia 22 de dezembro passado, quando meu ciclo de idade nova começa. Mas para alguns, os prazos e metas traçadas estão aí, na porta e o resultado agora é botar o trabalho em dia e correr pra pagar os tantos Impostos de 2014 (IPTU, IPVA...)
Eu acho que o carnaval é a “lua de mel” do fim de ano. A gente corre tanto no finalzinho de dezembro, tentando cumprir as últimas metas do ano, reformando casa, comprando presente, supermercados e lojas lotadas, estacionamento sem vaga, encerramento de ano letivo dos filhos, da faculdade, entrega de tcc, salão de beleza cheio e manicure sem horário... É um desajuste de ponteiro de relógio e a gente encerra o ano tão exausto e o único dia de descanso é o feriado de 1 de janeiro. Então, eis que como em toda festança de casamento, onde os noivos correm feito maluco pra o dia D, a lua de mel é feita pra recuperar o fôlego. E assim é o carnaval, porque na boa, brincando, pulando, sorrindo e comemorando, também se revigora energia, né? Eu preferi renovar as minhas dormindo muito : D
E eu fiquei pensando, sabe? Carnaval este ano entrou pelo mês de março... Páscoa vai ser dia 18 de abril e como dia 21 de Tiradentes cai numa segunda, teremos outro mega feriadão... aí vem o quê? Copa do mundo! E depois? Eleições... Se pararmos pra pensar, 2014 passará voando. Será que por isso que a Tijuca foi campeã? Falou da velocidade num ano onde os dias para cumprir os prazos serão bem corridos. Que sejamos todos vencedores, assim como nosso eterno Ayrton Senna!