sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rua arborizada é artigo de luxo aqui em São Luís.



Gente, aqui em São Luís existe o período de chuva e período de seca, e só. Acho que em boa parte do nordeste é assim, né? Bem, quando todo mundo brindou a chegada da primavera, aqui no Maranhão eu já senti os efeitos do verão. E que verão, viu? O calor por aqui tá demais, o sol quando bate na pele parece arder, tamanho desconforto que me causa. Esses últimos três dias tenho sentido muita dor de cabeça e eu atribuo isso ao tempo extremamente seco e quente. Tenho caminhado no final da tarde porque o dia aqui já começa “pegando fogo” e eu fico a ponto de desmaiar nesse calor todo.

Em Teresina tinha algumas ruas com esses ventiladores enormes que jogam uma “poeirinha d’água”, sabe? Chamam de Rua Climatizada, mas é que a temperatura fica bem agradável com esses ventiladores gigantes que espirram água em forma de vapor.

Mas mesmo sendo uma cidade com temperatura alta, Teresina tem muitas praças e ruas arborizadas, que garantem conforto aos pedestres e eu sinto falta disso aqui em São Luís. Acreditem, aqui em São Luís praça decente é artigo de luxo e parece que os responsáveis pelo urbanismo da cidade não sabem o valor das árvores.

Lembrei-me de uma rua em Porto Alegre que é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo e é a primeira rua declarada Patrimônio ambiental de Porto Alegre graças ao imenso tapete verde visto do alto e todo o cuidado das pessoas como meio ambiente. Os moradores fizeram até um blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, não é legal? Que sirva de exemplo : )
 
 
 
Rua de Porto Alegre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

12 comentários:

  1. Parabéns amiga Selma pela linda postagem, a qual nos permite conhecer um pouco não somente de São Luiz e Teresina , como também de Porto Alegre através das fotos.
    Bjs,
    . do SALVADOR

    ResponderExcluir
  2. Ui, nem me fale Selma, calor é algo insuportável pra mim também!
    Fico besta como neste país as pessoas plantam pouco. Eu imagino como devem ser as ruas por aí, sem verde, fica tudo muito áspero né?
    Bem, neste quesito, a cidade do Rio de Janeiro é bem dotada, temos muitas árvores plantadas em ruas e só mesmo na baixada é que não ligam muito para este detalhe tão importante. Eu adoro o verde, estou neste momento, mergulhada no meio da Mata Atlântica, temperatura de 10 graus lá fora e muita árvore ao redor.
    É o pouco que resta da maravilhosa mata que temos ainda por aqui, mas acredite, há uma semana, um vizinho, para dar mais luminosidade ao seu terreno e à piscina que construiu, derrubou dezenas de árvores. Claro que eu fotografei tudo e enviei pro jornal daqui e pro Ibama, agora tô esperando o resultado desta denúncia.
    um grande abraço carioca da serra.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!

      Realmente, o Rio é cercado por canteiros, praças arborizadas e mata. Mas aqui em São Luís a coisa tá feia. A vontade que tenho é de fotografar as ruas daqui e postar pra que vcs tenham noção do abandono que é esta cidade.

      Menina, espero que sua denuncia tenha voz pois é um absurdo o desmatamento.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Selma,
    Há muito tempo fiz uma excursão ao nordeste/norte do Brasil e "São Luis do Maranhão" me encantou... uma cidade que me apresentou o 'bucolismo urbano' (a expressão foi criada aqui e agora, por mim...) rsrsrs
    Ainda consigo me ver (e sentir) através das paredes azulejadas dos casarões antigos e do conforto do ar condicionado do hotel... nem reparei se haviam ruas arborizadas ou não. ;-)
    Mas sei que visitar uma cidade é diferente de morar nela...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Jan...

      A cidade é abandonada demais... Os casarões caindo aos pedaços e os azulejos estão sujos, velhos e caindo também. Descuido total!!!

      Beijos!

      Excluir
  4. Lembro do tempo em que o Recife era a cidade mais arborizada do Brasil, e iluminada também! Ih, isso já não existe mais e as árvores foram derrubadas para dar lugar aos prédios residenciais. Hoje o clima é de deserto literalmente. E vejo que isso acontece também em São Luís ,pelo seu relato. Coisa simples arborizar! Não se trata só de plantar e pronto! Tem que regar e aí é que consiste o problema! Eles plantam e deixam lá ao Deusdará! A planta morre seca! como o gado e etc... Cadê a água?

    bjs Selminha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafah!

      Nós que somos paisagista de coração e boa vontade sabemos que o paisagismo urbano não seria nenhum bicho de sete cabeças, não é?

      É uma pena a falta de atenção do povo...

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Selma
    Pena numa cidade tão calorenta não cuidarem do verde, desconhecia este fato, aliás, te confesso, que não sei muita coisa sobre São Luís.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Cissa... tinha tudo pra ser uma bela capital nordestina... tinha tudo pra ser desenvolvida economicamente... tinha tudo, mas...

      Beijos!

      Excluir
  6. Que legal Selma!!! Eu conheço esta rua... é exatamente assim como aparece nas fotos... por aqui praticamente toda a cidade e ruas são cheias de árvores... você ía gostar de morar no Sul porque durante todo ano é mais frio... só faz calor mesmo em Janeiro e Fevereiro... Na sua cidade em São Luís deveriam fazer uma campanha para plantar mais árvores e assim ajudar a refrescar o meio ambiente já que elas são fundamentais para ajudar a diminuir o aquecimento global... conscientização é tudo, né?
    Bom domingo e ótimo início de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir