sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A leveza do lugar de dentro.



Esperava que sua estadia naquela cidade fosse passageira. Não que houvesse acontecido algo de ruim naquele lugar para que ela desejasse sair  com tanta rapidez, não era bem isso. Mas é que sentiu dificuldades na adaptação ao jeito fechado das pessoas que convivia, encontrava na rua, padaria, na praça... Acreditava que talvez fosse culpa dos muros altos das casas vizinhas e que de fato, estava conhecendo pouca gente. Não poderia generalizar (e nem gostava disso) que todos fossem reservados para novas amizades.

Mudou pra uma outra rua, para um edifício. A possibilidade de encontrar vizinhos em elevador, no hall do prédio, reunião de condomínio ou qualquer outro evento, deixava-lhe entusiasmada. Enganou-se. Gente sempre com pressa, com cara fechada e irritantemente soberba contribuiu ainda mais para o desejo de mudar pra outro estado. Gostava de conhecer pessoas, fazer amigos, visitar e receber pra almoço animado num dia de domingo e sentia falta disso.

E tem também a saudade enorme da mãe, da avó, dos tios e primos. Da casa aconchegante e de jardim florido e frutificado que deixou na terra natal, do mar com cor de mar, da gentileza das pessoas, das belezas e tanta coisa boa pra fazer nos finais de semana. Onde mora atualmente tudo é muito complicado e diferente. Estava aberta para o novo, mas o novo não está aberto pra quem chega. É um tal de “olhar pro próprio umbigo” que até faz pena.

E assim, mesmo tentando fazer o tempo passar com pensamentos coloridos, procurando o lado positivo em tudo de ruim que esbarrava, tentando mudar ou melhorar florindo as coisas que via e procurando gostar de coração e verdade, ela cansou. Ela não cansou do seu cantinho mágico e colorido onde é sempre tão bem acolhida, muito pelo contrário. Era na esfera bloguística que ela respirava leve. Mas ela precisa de pausas. Pausas de tudo...  Queria ficar quieta.

Foi tratar da alma.  Foi aprender coisas que nem passava pela cabeça um dia aprender. E nesse mundo novo que foi buscar, conheceu gente diferente. O astral melhorou, o olhar ficou mais generoso e compreensível, a leveza desejada voltava aos poucos.  Focou na esperança e assim segue os dias. Não quer mais ficar quietinha. Voltou pra contar sobre as coisas que vê e gosta. O mundo daqui de dentro da internet sempre foi especial. As pessoas que o habitam são delicadas, amorosas e sempre carinhosas. Pede desculpas e agradece as portas sempre abertas, com novidades e textos encantadores, onde ela tantas vezes sorriu tornando o dia melhor.

O mundo é grande. O mundo daqui, o mundo de fora e o de dentro da gente... E feliz quem encontrar ou plantar, colher e distribuir flores em qualquer um deles. Pensar pequeno, seguir engessado e com olhos fechados é tão triste.
Preferiu florir tudo ao redor. Deseja uma bela colheita o mais rápido possível : )

9 comentários:

  1. Detalhadas declarações que expõe as diferentes fases que nos envolvem, Selma.Vivi algo parecido quando retornei à minha cidade.Esquisito, né? Acho que sinal dos tempos.Sei lá!
    O bom, e sempre o achamos, é que certas frustrações nos impulsionam para lindas descobertas.
    Bem(re)- vinda.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo Selma!
    Quanta delicadeza e emoção em cada palavra narrada... e fico super contente que tenha conseguido transformar o teu olhar para com o mundo a tua volta e não ficou simplesmente com mimimi...
    Não é fácil conviver num lugar distante de casa, daquilo que melhor nos representa que é a família. Mas também não é possível que fiquemos de braços cruzados enquanto existem tantas possibilidades de felicidade.
    Parabéns: por ter tido a coragem de ir e principalmente por ter retornado!
    Bjkas
    Mila

    ResponderExcluir
  3. Quanto aprendizado teu texto nos traz. Mesmo nas decepções, nas dificuldades tão típicas dos dias atuais, onde não se colocam mais cadeiras na frente do portão para papear e crianças brincando.
    Vamos aprendendo, encontrando outros cantos...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Selma!
    Obá!!!!!!!! Uma flor que renasce no meu jardim!!!!!
    Vou regá-la com carinho. ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Olá Selma!!
    Que texto maravilhoso é esse? Amei e serve como reflexão para colorir o nosso jardim..!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Selma é sempre melhor manter a conexão com as coisas positivas e alegres da vida, superar os obstáculos e ir sempre em frente!!! Que bom que voltastes e repleta de inspiração
    Um feliz fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Selma,

    Que texto lindo!
    Bacana quando a inspiração é passada tão lindamente para a escrita. Parabéns!
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Isso menina! Que bom ter vc de volta!
    Senti saudades nesse tempo de ausência
    e voltava sempre ao teu cantinho te procurando.
    Olha, às vezes é até necessário dar um tempo.
    Tempo pra tudo mesmo , respirar outros ares
    e aí sim o verdadeiro valor das coisas aflora!

    bjnhs/////////

    (estive viajando e dessa vez não levei o computador)

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada pelo carinho!
    Saibam que senti saudades!
    Beijos!

    ResponderExcluir