sábado, 25 de abril de 2015

Guaraná Jesus - O guaraná rosa do Maranhão.






Esse guaraná rosa, tipicamente maranhense, tem sabor afetivo pra mim. Fez parte da minha infância, quando morávamos no interior do Maranhão. Depois que voltamos para Pernambuco, ficou guardado na minha lembrança, assim como um sorvete, de nome Gostoso, que é até hoje o melhor sorvete que já provei na vida e não é por afetividade, mas é que o danado é mais que delicioso e não sei até hoje como é feito.

Tempos depois, volto pra São Luís e a primeira coisa que procuro é pelo Guaraná Jesus. Talvez, a vontade maior nem fosse pelo guaraná. Acho mesmo que era a busca por aconchego, algo reconfortante pra alma, uma vez que estava muito triste em voar para mais longe de casa, e talvez, aquele sabor doce fosse o abraço de contentamento para aceitar a nova mudança.

Além da cor linda, a história do Guaraná Jesus me encanta. Ele foi criado por um farmacêutico, numa tentativa de fabricação de um remédio. No entanto, o xarope agradou o paladar dos netinhos do farmacêutico e dessa maneira nascia uma das bebidas mais consumidas no estado.  O nome do criador? Jesus Norberto Gomes. Daí o nome de Guaraná Jesus. O sabor é mais adocicado que outros refrigerantes mas particularmente, não acho enjoativo. Tem um gostinho bem leve de canela. Há quem não goste, há quem ame...Será pra sempre uma lembrança feliz para mim : )

Mas a verdade é que vende mais que Coca-Cola e dessa forma, não podendo competir com esse gigante regional, a The Coca-Cola Company comprou a Companhia Maranhense de Refrigerantes e passou a comercializar o Guaraná Jesus somente no Maranhão. Diz o povo daqui, que na época que a Coca-Cola comprou o Jesus, eles não iriam fabricar a bebida e dessa maneira, fazer o produto Coca-Cola ganhar o mercado maranhense, mas os maranhenses boicotaram a Coca, forçando a volta do guaraná rosa mais lindo do mundo. Se essa conversa é verdadeira eu não sei, só sei é que aqui ele é presença garantida nas mesas de churrascaria, restaurantes, pizzarias e bares do estado.

7 comentários:

  1. Puxa, fiquei com vontade! Aqui noi Sul não tem! Adoraria! bjs, lindo dia e fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Selma!
    Estes sabores de infância ficam pra sempre em nossa memória olfativa e é tão maravilhoso quando o reencontramos.
    Lá na região dos lagos, onde morei quando meu filho era pequeno, existia um refrigerante pequeno e doce assim, chamado Moranguinho e todas as crianças adoravam nos seus aniversários.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei com vontade! E que história mais doce de um avô farmacêutico que acaba afagando o paladar dos netinhos ao tentar criar um remédio... adorei isso!
    E tomara seja verdade a união do povo para manter uma tradição tão gostosa.
    Gostei mesmo de saber!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Selma!
    Fiquei curiosa em saber qual a finalidade do remédio que se tornou um refrigerante tão querido! Que vontade de experimentar! Ah, eu acredito na força popular e a nem mesmo a Coca-Cola pode enfrentar isso, até porque vai de encontro ao que a marca prega, já que a Coca-Cola é um refrigerante também viciante. Em geral, não consumo, mas abro exceções. Na região onde nasci também fabricam tubaínas, mas são bem doces e super gasosas, mesmo assim, quando lá estou mato essa saudade infantil.
    Nessa semana fiquei sabendo do picolé pardal, é esse o sorvete que tem saudades?
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Olá Selma!
    Amei vê-la no meu blog, estava com saudades...
    Eu não conhecia esse refrigerante, gostei da história e do nome tbm.
    A cor é linda deu vontade de provar.

    Bjs, fique com Deus! ♥

    ResponderExcluir
  6. Sabor da infância que existe até hoje... Delícia!
    Esse eu ainda não experimentei. Acho que no Estado de São Paulo não tem.
    Mas temos o guaraná Maçã, que é docinho e muito gostoso. E vende bastante por aqui. Eu troco fácil fácil Coca-Cola pelo guaraná Maçã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Selma,tudo que você escreveu é fato e verdade. Somos distribuidor há 11 anos enviando para consumidor e revendas em todo País estamos em varios supermercados como o Pão de açúrca em SP RIO E BRASILIA. WHATSAPP 9898835-2355 Ângelo José

    ResponderExcluir