segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cerejeiras Japonesas.















Hoje, fazendo uma limpeza nos arquivos no meu computador, encontrei essas fotos de cerejeiras que havia guardado há um tempo e decidi postar. O nome científico dessa árvore símbolo do Japão é Prunus serrulata. As flores não são perfumadas, mas são bastante usadas em paisagismo e decoração.  Os frutos são comestíveis e com as flores se faz chá.  
Também é chamada de Sakura, por conta da princesa Kono-hana-Sakuya-hime, uma princesa venerada pelos japoneses, no topo do Monte Fuji e que eles acreditavam que ela havia caído do céu sobre essa árvore. Também atribuem o poder da felicidade e prosperidade  à  flor da Sakura ou cerejeira, como queiram chamar, fato que é uma figura muito usada em objetos e kimonos.
Tem até um festival dedicado a esta espécie, onde as pessoas costumam ir aos parques, fazer piquenique e ficarem horas com os familiares, amigos ou amores  sob a sombra dessas  árvores, curtindo as flores, celebrando a amizade e  a felicidade . Contemplam o lindo pôr do sol e várias apresentações sobre as muitas lendas que cerca a Sakura. No final, um show de fogos de artifícios encerra o festival. Bonita tradição, não é?
Eu adoraria ficar um dia inteirinho sob uma frondosa e florida árvore da Cerejeira, com as pessoas que eu mais amo no mundo juntinho de mim, lembrando bons momentos que vivemos, cercada de paz, de amor e amizade, olhando um céu azul e assistindo o sol se pôr devarinho.

2 comentários:

  1. Elas são lindas... Poesia em forma de flor.
    Lindas... Delicadamente lindas. Sempre tive vontade de ver de perto (as do Japão)...
    Quem sabe um dia, né?
    Cinthya

    ResponderExcluir
  2. São realmente belas. Parecem algodão doce, né? Vai ver por isso embala nosso sonhos, amada.
    E vamos torcer por este "um dia" acontecer de verdade!
    Beijos, amada!!!:)

    Selma.

    ResponderExcluir