sábado, 16 de junho de 2012

Salada de Rúcula e Tomate Quente.


Hoje eu não estava muito interessada na cozinha e panelas e resolvi preparar uma saladinha gostosa, refrescante e aconchegante pra nosso almoço de sábado. Essa salada é uma misturinha de sabores e texturas que garanto ser uma das mais gostosas que já comi, além de ser deliciosamente nutritiva. Paulo, que não é lá muito fã de comer fruta misturada na salada, adorou.
Folhas de rúcula, folhas de hortelã, ramos de coentro, maçã, tomate, limão, mostarda, mel e azeite. Primeiro eu lavo todos os legumes e folhas e deixo de molho numa misturinha de água e hipoclorito para higienizar. Depois deixo escorrendo numa peneirinha.  Enquanto secam preparo o molho: Metade de um limão pequeno (pode ser Siciliano ou Taiti) + 1 colher de sobremesa de mel + 1 colher de sobremesa de mostarda + 2 colheres de sobremesa de azeite, mistura tudo e deixa na geladeira. Eu não uso sal em saladas, mas quem gosta pode acrescentar.  
Depois do molhinho pronto, arrumo as folhas de rúcula no prato e vou tirar a pele do tomate. E o segredinho dessa delicinha é o tomate, viu gente? Faço uns cortes na pele com a ponta da faca e levo para o fogo para “assar”, esse processo além de facilitar para retirar a pele, suaviza a acidez do tomate e potencializa o sabor. Deixo esfriar um pouco e tiro a pele, corto e levo pra dourar um pouco num fio de azeite.


Tomatinho pronto, corto metade de uma maçã pequena em lascas fininhas e arrumo por cima da rúcula junto com os ramos de coentro e folhas de hortelã. O tomate vai quentinho no prato e o molho que fiz antes e deixei na geladeira, sirvo frio por cima de tudo.
E aí é só saborear a textura das folhas junto com a maçã, o tomate quentinho que garante o aconchego da comida, junto com um molho frio e adocicado. Coisa boa demais. : ) 


10 comentários:

  1. Essa salada incrementada parece mesmo uma delícia!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      É muito gostosinha, tanto que nem precisa de acompanhamento.
      Beijos.
      Selma.

      Excluir
  2. Selma
    Fiquei com água na boca.
    Mas esse segredinho com o tomate, meninaaaa maravilha

    Humm já dá para casar hein? rs rs rs
    Beijos
    Debby :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Debby!
    Esse tomate é muito gostoso, ele apasar de ir ao fogo não fica mole. E é só uma passada rápida na frigideira. Sem acidez, sabor mais apurado...muito bom.
    Beijos!
    Selma.

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    ai fiquei com água na boca! Amo saladinhas!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anninha!
      Eu também amo saladinhas. Vivo inventando saladas. Umas dão certo, outras nem tanto. Aos poucos vou mostrando aqui minhas invenções.
      Beijos!
      Selma.

      Excluir
  5. Uia! Adorei! e eu que nem como salada, devoraria essa aí numa boa comadre!


    bom domingo pra tu!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafah!
      Essa saladinha é gostosa porque tem muitos sabores e texturas diferentes. Se não gosta de rúcula que tem sabor mais forte, usa alface americana que fica muito bom também.
      Beijos!
      Selma.

      Excluir
  6. Ficou bonita, mas não gosto de salada. Mas gostei da dica do tomate. Tomate eu adoro. Esse tomate com mangericão ou orégão deve ficar bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Lúcia!
    Esse tomate é bem gostoso. Faz ele e rega com azeite e mangericão que deve ficar muito bom. Gostei da sua dica, viu?
    Beijos, flor!
    Selma.

    ResponderExcluir