quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cerâmica Serra da Capivara.








Sempre que vejo um projeto que junta empreendedorismo, inclusão social e cuidados com o meio ambiente, faço questão de prestigiar. E foi assim que conheci a Fábrica da Cerâmica Serra da Capivara. 
Primeiro quero falar do lugar: A Serra da Capivara é um lugar lindo, onde a natureza reina tranqüila e expõe toda a sua imponência e força, revelando mistérios que o tempo não apagou e o homem busca desvendar. 
Coisa linda demais, gente!  As pinturas rupestres, os sítios arqueológicos, cavernas, as marcas do tempo e das águas deixadas nos paredões... Uma maravilha! E olha que minha passada foi super rápida, pois Paulo estava a trabalho e não tive como ver quase nada. Espero um dia voltar.
O Parque faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade e está situado próximo ao município de São Raimundo Nonato, distante da Teresina 530 km.  Eu gostei da pequena cidade de São Raimundo. Pessoas simpáticas, cidade organizada, até o clima estava agradável no dia que cheguei. Fiquei Um dia apenas. Mas deu pra aproveitar a paisagem pelo caminho e conhecer a Fábrica da Cerâmica da Capivara. Só isso já valeu.
Agora eu vou falar da fábrica. A fábrica e a cerâmica, pelo que senti entre os moradores de São Raimundo é o grande xodó do povo de lá. Achei muito lindo o sentimento carinhoso daquela gente. Primeiro porque a fábrica só utiliza matéria-prima natural e eu achei isso de um grande respeito pela natureza. Segundo, porque emprega pessoas da região e faz um material de qualidade excelente e gera desenvolvimento atraindo turistas.
Além da beleza das peças, o valor social e ambiental agregado é coisa que emociona, cativa e alegra quem conhece o trabalho realizado com carinho e respeito.  
É possível adquirir as peças pelo site ou então pelas muitas feiras de artesanato que eles participam.  Soube que estão com um stand na Fenearte. Uma peça da verdadeira cerâmica Serra da Capivara tem valores maiores que artesanais. É criação de uma gente simples, que tem o maior orgulho das riquezas do seu estado.
As minhas eu comprei diretamente na fábrica : )




8 comentários:

  1. Gente que peças lindas essas da última foto Selminha!!! Eu adoroo artesanato, fico deslumbrada!!
    Bjus
    avidamudaeutambem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , flor!
      Fico feliz pelo artesanato do interior do Brasil possuir uma qualidade tão boa, sabe? E eu tbm amo artesanato.
      Depois entra lá no site da empresa e confere as lindas peças.
      Beijos!
      Selma.

      Excluir
  2. Lindas as peças que você comprou e o local que você foi parece maravilhoso!! Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      A Serra da Capivara é linda! Recomendo o passeio.
      Beijos!
      Selma.

      Excluir
  3. que pecas mais lindas!
    poderiam ser exportadas!
    faria o maior sucesso por aqui!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anninha linda!
      As peças são muito bonitas. E o mais legal é que elas reproduzem os desenhos rupestres encontrados na Serra.
      Muita gente apoia a cerâmica , lojas como Tok Stok e o arquiteto Marcelo Rosenbaum.
      É muito mais que uma fábrica , sabe? É um projeto lindo.
      Vale uma olhada no site e conhecer de perto também
      Beijos,
      Selma.

      Excluir
  4. Oi Selma!

    Eu iria enlouquecer aí e compraria tudo que visse pela frente.
    Agora, te digo aqui uma coisa sobre Marcelo Rosenbaum : adoro tudo o que ele faz lá no Caldeirão do Ruck e vc sabia que ele nem se formou em arquitetura? abandonou no meio do caminho e é muito mais feliz sendo design de decoração. Quem colocou isso foi a Katita do Pitéu numa reportagem dele . Mas ele falou que iria se erforçar para terminar o curso de arquitetura. Teve inclusive pessoas que falaram no antigo Rainhas do Lar que foram colegas de classe dele e afirmavam ter ele se formado, mas lí uma reportagem na revista da TAM durante um voo em que ele afirmava jamais ter se formado. Adoro tudo o que ele faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafah!
      Menina, eu não sabia que ele não era formado. Quando se faz com amor, né? Mas ele é um danado e tem idéias ótimas. Pois então, ele apoia o trabalho realizado lá na Serra da Capivara. Legal, né?
      Beijos!
      Selma.

      Excluir