sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Faxina de Final de Ano ( na casa).


Todo final de ano eu faço uma “faxina” nas gavetas e armários para me livrar de coisas que vou acumulando durante o ano. E olha que eu sou uma pessoa que procura guardar o mínimo de coisas possíveis e compra apenas o necessário. Mas não tem jeito! Sempre junto comprovante de pagamento disso, manual de uso daquilo, folheto de tal loja, revistas e por aí vai.
Esse ano eu comecei pela pior parte, aquela que mais dá preguiça de organizar: o guarda-roupa. Peguei as roupas e sapatos que não usava mais e recolhi pra doação. Bolsas velhas e caixinhas que só serviam pra juntar tranqueira foram tudo pro lixo.
Dos armários, retirei quase um saco de 50 litros de papel que não serve mais pra nada. Como a gente guarda coisa, né? Pilhas velhas, carregador de celular quebrado, celular velho, bateria velha, tudo isso reservei para descartar depois em local apropriado, vou ver qual loja recolhe isso.
Juntei um monte de depósitos plásticos que não uso mais, potes de sorvete e vidros de azeitona, maionese e garrafinhas de suco de uva e que não jogo fora por pena, mas que ocupa um mega espaço nos armários da cozinha. Talheres manchados, xícaras e pratos trincados, pano de prato velhinho... Todos pro saco do lixo.
No quarto de serviço a coisa estava realmente feia, vassouras velhas e cabos de vassouras, pano de chão manchado, pregadores de roupa que não uso, lata de tinta aberta, vasinhos plásticos para planta, saco de adubo já duro de tanto tempo guardado, pedaço de tábua que não serviu pra nada até agora e nem vai servir... Joguei fora tudinho.
Depois de tudo terminado e de alguns sacos de entulhos retirados de dentro do apartamento, sinto que a energia da casa já deu uma mudada. E assim espero que boas brisas refresquem o meu lar.

13 comentários:

  1. Amiga semana passada também fiz uma limpeza em casa,como guardamos coisas
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal era hábito, na noite de 31 de dezembro, atirar algo velho pela janela, simbolizando o abandono do ano velho, porém, êsse hábito foi desaparecendo nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuel!

      Que tradição legal! Vou fazer isso esse ano jogando fora o calendário de 2012!
      Beijos

      Selma

      Excluir
  3. Ah Selma, eu também faço esta faxina, mas faço várias vezes ao ano para não cansar demais em uma "pegada" só rsrs.
    Roupas e sapatos, assim como cobertores vou doando aos asilos e abrigos públicos. As contas eu estou tentando abolir, as empresas que dar a opção de enviarem o boleto por email eu sempre prefiro.
    Mas vc tem razão, quando a gente limpa sai da casa um peso incrível, o ar renova e as energias também.
    Se vc gostar, acende um incenso cheirinho de flor, tudo fica uma delicia.

    Quero aproveitar e agradecer a companhia deste ano, sei que nem sempre eu visit todos os blog mas sempre que posso saio para visitar as casas virtuais das amigas.
    Muito obrigada pelo carinho de sempre.
    Um novo ano iluminado e cheio de boas vibraçoes.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!

      Menina, vou seguir sua sugestão e fazerpelo menos 3 vezes ao ano, viu?

      Beijos

      Selma

      Excluir
  4. Oi Selma
    Você fez uma ótima coisa, se livrar de tudo que não tem mais utilidade.
    Eu faço diariamente, não deixo juntar pra depois fazer um faxinão, desta maneira fica mais fácil.
    Faço isto também na casa da minha mãe, adoro jogar quinquilharias fora.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia!!!

      Mas é que tem coisa que não dá pra jogar fora toda semana. Contas, comprovantes de pagamento... Acho que numa coisa vc esta certíssima: não acumular tralhas .

      Vou tentar! : )

      Beijos

      Selma

      Excluir
  5. Selma minha linda.. me dá um pouco dessa sua coragem amiga.. porque eu olho para meu guarda-roupa, meus armários e faço de conta que nem estão lá.. rs
    Acho que lá em casa vou precisar de um conteiner menina.. porque o trem tá feio srsrs
    Porque juntamos tanta "tranqueira" adorei ler isso kkkk
    Mas que delícia depois fica a casinha né?

    Um beijo mais que carinhoso e um sábado especial viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!!!

      Menina, e como juntamos!!!!

      Mas fica bem gostosa a casa depois.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  6. Oi Selma,
    a gente vai adiando esta tal faxina geral, mas quando caímos de cabeça(mãos)dentro dela, saem coisas do arco-da-velha.Sem dúvida, a energia de casa flui melhor depois dela.O feng-shui aconselha.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Não tenho esse hábito, mas sabe que neste final de ano fiz isso? Separei várias peças de roupas que insistia em guardar achando, há alguns anos, que algum dia voltaria a usar. E hoje acabei de separar algumas toalhas e panos de mesa e cozinha que estavam quase amarelando de tão parados no armário. Ahhh é ótimo! A sensação de dar é muito boa! Beijos e feliz 2013! Paula

    ResponderExcluir