quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Varrendo a Ansiedade.


Em 2012 a ansiedade, o medo e o estresse ocuparam um grande espaço na minha vida. E foi uma luta tentar acalmar o coração e reagir de uma maneira mais racional diante das situações que foram surgindo.
Eu sou muito ansiosa, sabe?  Sou assim desde que me entendo por gente. Mas percebi que a coisa piorou de um tempo pra cá. A luz de emergência acendeu quando, durante uma crise de ansiedade, eu tive taquicardia e uma dificuldade horrível para respirar. Gente, quem vê pensa que é frescura, mas é angustiante demais.
Então, desde novembro, estou tratando dessa ansiedade e buscando alternativas para superá-la. É um processo lento, envolve muita coisa, mas já sinto os resultados dessa “faxina interna”. Além de tranqüilidade e bom humor, essa “limpeza” me deu tempo. Antes, perdia horas e horas preocupada com aquilo que eu não podia resolver, coisas que não dependia de mim. Hoje, procuro poupar energia e passei a gastar tempo comigo.
Quando os pensamentos negativos começam querer chegar, mudo na hora de lugar, desvio a atenção, canto uma música, lembro de uma piada... Tem dado certo. Criei rotinas mais saudáveis. Busquei abrigo na fé. Fiz do blog uma terapia.
Aos poucos, estou conquistando o equilíbrio entre a razão e a emoção. Claro que vez outra a balança oscila, o coração dispara, a impaciência quer encostar... Mas aí eu respiro, respiro , respiro... E vou acalmando novamente.

36 comentários:

  1. Selma querida, me vi no seu post!!!

    Também sou ansiosa!!! E também estou aprendendo e tratando disso! Acho que o pior é quando as pessoas vem e me cobram e querem a resposta/decisão para ontem, só que muitas vezes eu dependo de outras pessoas para me decidir. E dai sai confusão e eu acabo além dos ataques de ansiedade ficando depreciva.

    Mas vamos aprendendo com isso né?

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!

      Sem dúvidas, cobranças e incompreensão sobre essas questão delicada, principalmente pra quem sofre de ataque de ansiedade, é a pior coisa do mundo. As pessoas esquecem que para quem é ansioso, pressionar só vai causar mais ansiedade. Mas é preciso respirar e buscar aliviar esse sentimento.

      E a gente vai tentando, né?

      Beijos!!!!


      Selma

      Excluir
  2. Selma, bom dia.
    Eu penso que este seu post serve como um alerta a muitas pessoas ansiosas e como um bom exemplo de como lidar com a ansiedade sem medidas muito drásticas.
    O que eu percebo é que muitas pessoas, para não dizer a maioria, ao sentir ansiedade ou depressão, ao invés de tentarem buscar o que possa estar havendo de errado em seus interiores (que você denominou de fazer "faxina interna"), preferem evitar este confronto consigo mesmas sucumbindo a benzodiazepínicos e antidepressivos indiscriminadamente.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo! Bom dia!

      Olha você está certo! Quando a gente decide tratar a ansiedade, a gente revira o baú de memórias e encontra um monte de coisas que muitas vezes estavam esquecidas até como mecanismo de defesa do nosso lado emocional. Claro, que quando as tentativas de cura através de alternativas naturais sao esgotadas e houver uma necessidade de uso terapêutico com remédio com um acompanhamento médico sério eu acho válido. Mas mesmo assim, mudar os hábitos é fundamental. Comer melhor, dormir melhor, praticar exercícios físicos, fazer coisas diferentes, conversar, ajudar o próximo, tudo isso faz parte do tratamento. Não adianta nada medicação pesada se não tentar resolver a ansiedade e seus motivos na raízes do problema.

      Muito bom seu comentário!

      Beijos

      Selma

      Excluir
  3. Muito legal te ler ! Ver tuas decisões e propósitos. Que varras tudo e todos nós precisamos dessa varrida!! beijos,FELIZ NATAL! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica!

      Felicidades pra você , minha linda! Um Natal iluminado e cheio de amor!

      E vamos varrer da vida tudo aquilo que nos prejudica, né não? Faxina na alma também faz bem!

      Beijos

      Selma

      Excluir
  4. Olá, Selma
    Me vi no teu relato! Também sofro desse mal: ansiedade. E a minha traz consigo algo para agravar: precipitação. Sou precipitada muitas vezes para falar, pensar e agir. E isso traz problemas...
    A ansiedade me acompanha, não tenho paciência, quero ver tudo logo resolvido e não pode ser assim sempre, principalmente quando as coisas não dependem só de nós...
    Também passei por sufocos este ano e desejo que 2013 seja melhor. As perdas não serão repostas, principalmente dos entes queridos, mas espero que eu consiga acalmar meu coração, ser menos ansiosa e precipitada.
    Gostei das suas dicas e vou me dedicar a varrer a ansiedade com elas. Aliás, o meu blog também é pura terapia. A esta altura já não consigo passar sem ele para desestressar e distrair os pensamentos! É bom, né?
    Beijos e uma ótima tarde para você.
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      E geralmente quem é ansioso é precipitado. Pelo menos nas preocupações, todo ansioso é! A gente se preocupa demais! Se a pessoa não atende o telefone, se deu tal hora e a pessoa não chega, se vai dar tempo de fazer tal coisa antes de tal data... Uma agonia!

      Perdas doem mesmo. Seja em ansiosos ou não. Mas o conforto sempre chega. Eu desejo que em 2013 as boas notícias façam parte dos teus dias,viu?

      Beijo grande e qualquer coisa manda e-mail ou me adiciona no msn, conversar e desabafar também alivia a ansiedade.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  5. Selma, querida...

    E eu que sou ansiosa e hiperativa e nem sabia? Fui descobrir há pouco tempo, com pessoas que me falaram. Até então achava super normal fazer mil coisas ao mesmo tempo e querer ajudar e salvar tudo e todos. E ficava angustiada com isso...
    Mas acho que depois de tantas decepções, tantos sofrimentos, me dei um basta! Agora sou eu por mim mesma. E tem dado certo também.
    Sem contar com a depressão e síndrome do pânico que tive por anos...
    Aos poucos, com fé, com humor, com música e tbm, claro, bons amigos, mesmo que sejam virtuais, tudo vai se encaixando e a vida flui tranquilamente.
    Espero que melhore a cada dia... primeiro vc (isso não é egoísmo não, de jeito nenhum!), depois os outros.
    Fique em paz, com Deus!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice!

      Verdade, flor! Pensar na gente não é egoísmo de jeito nenhum. É até importante para a gente ter sabedoria ao pensar no outro.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  6. Selma,
    Eu também sou muito ansiosa, daquelas que não dorme pensando nas coisas para resolver. Daquelas que fica ensaiando o discurso que vai ter e todas estas bobeiras. Digo bobeiras pq sei que não resolve de nada ser assim, mas assim somos né.
    Também estou tentando me controlar, vivo a base de floral rsrs.
    Espero que vc consiga encontrar o eixo, aquele ponto que a preocupação só aparece se for realmente importante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!

      Menina, incrível como o flora ajuda, né?
      Também espero encontrar esse eixo o mais rápido possível

      Beijos

      Selma

      Excluir
  7. Selmita... Isso tá loooonge de ser frescura. Isso é coisa séria. Mas é contornável. Você pode puxar para si as rédeas e aprender a controlar suas emoções. Dá trabalho, claro. Mas o resultado é surpreendente.
    Beijo imenso.
    Cinthya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      O pouco que consegui até agora já está ajudando muito.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  8. Eu também sou muito anciosa tento me controlar mas tem horas que nào dá
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci!

      Tem hora que a vontade de chutar o balde é grande... Tenho respirado muito! : )

      Beijos

      Selma

      Excluir
  9. Olá minha amiga,
    me identifiquei com o seu relato, eu tbm sou muito ansiosa,
    muito preocupada as vezes parece que o meu coração vai sair
    de dentro do peito, bate forte só eu ficar triste e preocupada, rsrs.
    Quanto a sua pergunta no meu blog sobre a fumaça líquida, vc
    pode substituir por vinagre balsâmico ou molho shoyo, não vai
    ficar com gostinho de defumado mas fica uma delícia.
    E vc pode substituir o queijo spray por requeijão cremoso sabor cheddar, ok!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!

      Obrigada pela atenção flor! Dicas anotadas.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  10. 2012 tb foi intenso para mim, mas por outros motivos. Eu sei bem como é ser atrapalhada pela ansiedade. Na minha quinta série tb passei por isso de não conseguir respirar de ansiedade mas foi só uma vez. Hoje em dia eu normalmente tenho dores de cabeça qdo não consigo me controlar, mas pensar em coisas mais agradáveis ou ligar o "foda-se" é o melhor remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Menina eu queria ligar o foda-se e nunca mais desligar kkkkkk

      Beijos


      Selma

      Excluir
  11. oi celma. eu também sou anciosa, e só quem " é assim", sabe como é que a gente acaba se torturando e sofrendo. mais fico feliz em saber que vc ja está conseguindo se controlar mais. eu também estou fazendo terapia pra ver se melhoro, tomara que em 2013, eu fique menos anciosa, e mais calma, e que pare de chorar..... beijos! feliz natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dorinha!!!!

      Obrigada pela mensagem, flor!

      Espero que você consiga também melhorar bastante.

      Manda e-mail pra mim ou me adiciona no msn. Adoro conversar.

      Beijos

      Selma

      Excluir
  12. Que cada vez mais você se supere e encontre mais e mais serenidade.
    O blog é também terapêutico! Concordo contigo!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!

      Obrigada, flor. O blog tem ajudado bastante. Esse carinho entre nós é bem terapêutico !

      Beijos

      Selma

      Excluir
  13. Oh minha linda.. ansiedade é mesmo um problema.. eu sou mas estou tentando me controlar.. essa coisa de acharmos que temos que saber de tudo, resolvermos tudo às vezes nos leva ao nosso limite e isso não é bom..
    Que bom que essa faxina interna está acontecendo.. eu fico aqui torcendo para que você fique bem.. e viva cada dia mais feliz do que já é..
    Milhões de beijos no seu coração viu?

    ResponderExcluir
  14. Oi Sheila!

    Já estou bem menos ansiosa! E os dias estão mais calmos.

    Beijos


    Selma

    ResponderExcluir
  15. Que assim como a Estrela de Belém
    guiou Gaspar, Melquior e Balthazar até o
    Menino Jesus na Manjedoura,
    que possamos ser Iluminados e Projetados
    por uma Luz Maior nesse Natal, que Norteie nosso caminhar em
    cada dia de 2013 !!!!! Feliz Natal!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Que linda a sua mensagem natalina, obrigada de coração!

      Um feliz natal e um 2013 cheio de coisas maravilhosas!
      beijos

      selma

      Excluir
  16. Imagino como se sente, apesar de não me sentir ansiosa a muito temp. Quando tinha algum problema para resolver, não consiguia relaxar até que o problema se resolvesse. Agora isso é muito raro. Como eu controlo a minha ansiedade? Praticando yoga. Pense nisso!
    Selma, talvez não retorne ao seu blogue antes do natal e por isso quero deixar registrado o meu desejo de que tenha um rico e santo natal! Cheio de alegria e afeto!! Que 2013 seja pleno de realizações!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  17. É isso aí. Depois de Deus, o controle está com a gente! É um esforço constante!
    Agradeço pela visita e desejo a você e sua família um Santo e abençoado Natal, repleto de muitas alegrias!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Selma!!!

    Então que 2013 seja um ano com menos ansiedade, parece que o Yoga é ótimo e ajuda muito em todos os sentidos.
    Desejo Um FELIZ NATAL repleto de alegrias e que todos os seus objetivos se realizem no ano vindouro!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  19. Dizem que a passagem de ano é um omento oportuno para mudanças.
    A ansiedade, muitas vezes pode ser controlada, ou seja, depende da nossa cabeça, das atividades que desenvolvemos.
    Desejo-lhe, então, Selma, que já neste clima de festas de final e começo de ano, tudo seja harmonia, alegria: Bom Natal e Feliz 2013.

    Um abraço, forte,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  20. Selma,

    O importante é quando sentimos que algo negativo está tomando espaço demais em nossas vidas precisamos parar e buscar alternativas de ajuda.
    Existem coisas que não podemos mudar. Principalmente aquelas que não depende só de nós. Eu também era assim, mas um dia, percebi que estava perdendo tempo demais com coisas que não podia dar conta. A vida é curta minha amiga, e precisamos tentar vivê-la da melhor forma.
    Um Feliz Natal, e um Ano Novo cheio de coisas boas. Que toda a ansiedade que aparecer seja transformada em experiências, mas que nunca te façam nenhum mal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Vitória, Selma, a tua diante destas pedreiras que às vezes nos atravessam o caminho.Buscar repaginar-se, como dizem os estilistas, só que internamente, é que é altamente benéfico e redescobrir outros olhares para as coisas.
    Todas nós, mulheres, cedo ou tarde passamos por estas aflições, creio serem inerentes à constituição feminina, já que somos mais sensíveis.
    Distraia-se com boas opções, equilibre tua alimentação e viva com a alegria que cada dia possa proporcionar.

    Um Feliz e abençoado Natal, repleto de alegrias e abraços festivos.Paz e Bem todos os dias.Um 2013 renovado em maravilhas!
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  22. Olha, o que você passou é real e não frescura,tenho uma amiga que tb lida com isso, incluindo meu esposo que aprendeu a relaxar mais, mas nossa ele era tão ansioso de dar ânsia de vômito nele, sem brincadeira!Com muita oração e meditação da Bíblia ele melhorou.Gostaria de deixar um livro que me ajudou muito com ansiedade.Ele se chama "Campo de Batalha Na Mente" da autora Joyce Meyer.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Pratique esporte aeróbico. Natação, por exemplo. É uma forma muito saudável e gostosa de liberar essas adrenalinas da ansiedade. Evite alimentos estimulantes como café, chocolate e chá preto. Abuse do maracujá, da camomila, alface... Ah, e principalmente fique longe de coisas e pessoas que lhe agitam (pelo menos dentro do possível). Grande beijo, Paula

    ResponderExcluir