quarta-feira, 12 de junho de 2013

BC - Dia dos Namorados Escritos Lisérgicos: Cartas para Julieta.



Querida Julieta,
Cresci ouvindo muitas fábulas sobre príncipes encantados e princesas deslumbrantes. Minha mãe carinhosamente me chamava de princesinha e falava que um dia chegaria o tempo em que eu conheceria um príncipe por quem iria me apaixonar. Na minha cabecinha infantil, imaginava como seria esse príncipe e de qual reino ele viria. Entretanto, lembro que essas dúvidas eram logo deixadas de lado, pois por mais que eu fosse uma criança encantada pela magia dos contos de fadas, a realidade dos casais ao meu redor era bem diferente de tudo o que ouvia e lia nos livros.
Os reis e rainhas do meu mundo real eram casais problemáticos com relacionamentos complicados. Os vizinhos do lado, padrinhos, tios, amigos dos meus pais e até mesmo os meus  pais,  por vezes e quase sempre brigavam muito e por tudo. Meu pai era um homem muito ciumento e minha mãe é dessas que não dá o braço a torcer.
Quando a briga começava, além de sofrer, eu me lembrava da princesa e do príncipe que mamãe falava e então percebia que todo aquele encantamento era fantasia. O tempo passou e continuei acompanhando as histórias de amor dos filmes românticos e adorando a Branca de Neve, que é o meu conto preferido até hoje, mas nunca sonhei com príncipe encantado e nem criei expectativa sobre relacionamentos ou casamentos perfeitos.
Leia bem, querida Julieta, eu estou dizendo que nunca sonhei com príncipe e que nunca fantasiei o amor do “e foram felizes para sempre”.  Entretanto, acredito na energia do romantismo e no amor. E sabia que um dia casaria com alguém por quem eu seria completamente apaixonada. Um homem bondoso, que gostasse de conversar, amigo e companheiro. Acreditava nisso e assim aconteceu. Não como nos contos, e claro, nem poderia, caso contrário eu teria corrido dele feito diábo da cruz. Primeiro surgiu a amizade e a convivência só aumentava a admiração por alguém inteligente, bem humorado e amigo generoso.
Não era um conto de fadas, era melhor. E assim, casamos. Meu casamento é de verdade.  Tem toda a doçura e bom humor do "love’s in the air", tem a paixão e o tesão necessários num relacionamento e tem também a rotina e o cansaço da correria do dia a dia. Aquela que faz a gente desabar na cama, dar um “boa noite” e cair em sono pesado. Tem briga por controle remoto e pela pelada com os amigos no domingo de manhã e tem as preocupações com as viagens de trabalho e despesas da casa. Tudo amarrado pela vontade de superar os problemas e seguir junto, pelo respeito e admiração. Amor pra mim é isso.
E nessa certeza que por enquanto sigo, fico imaginando na quantidade de pessoas que conheço que “sofrem por amor”. Pessoas que choram e continuam tentando conviver numa parceria conturbada, pelo terrível medo da solidão.  Minha praticidade é fria demais para aconselhar um coração que chora e lamenta o final de um casamento tóxico e egoísta. Qual conselho daria a Julieta, que viveu atropelos e lágrimas de um romance complicado e morreu por conta disso? Valeu todo o sofrimento? Vale, de verdade, investir e insistir num relacionamento doloroso? Explica melhor porque isso eu não aceito.
Beijos,
Selma.

27 comentários:

  1. Selma, adorei a carta para Julieta,quando crianças somos iludidas por esses contos, mas quando crescemos conseguimos enxergar que o amor é muito mais que isso!

    Feliz dia dos namorados! beijos
    Também estou participando dessa BC!

    ResponderExcluir
  2. Verdade...carta realista!
    Beijos e um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa carta e ela deve te endender bem ao ler,rs... Passaste da vida real à uma linda participação!Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Linda a carta.... Quem nunca sonhou com um príncipe em um cavalo branco...
    bjs com amor..

    ResponderExcluir
  5. Adorei a tua carta Selma! Fala da magia dos príncipes e do realismo das relações.
    Só acho que Julieta não vai entender muito bem a briga pelo controle remoto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Quanta inspiração!
    Concordo contigo. Eu acho que não vale a pena investir num relacionamento doloroso. A melhor maneira é abrir o coração para novas oportunidades.
    Quando crescemos, percebemos que os contos de fadas são bem diferentes daqueles dos livros. Temos que aprender a cada dia para viver em harmonia e cumplicidade com aquele que escolhemos para nosso parceiro e viver um grande amor.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  7. Que beleza de carta Selma!
    Pois eu também tenho um casamento desses, igualzinho a isso tudo que descreveu, mas eu nunca dei bola para contos de fada, sequer pensava em casamento, porém aconteceu e ainda bem que foi com a pessoa certa.
    Feliz dia dos namorados para vocês dois!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  8. Selma,

    Me vi muito em teu belo texto! Somos realmente incorrigíveis, rs queremos um homem que fale acima de tudo, faria até uma paródia com o título daquele texto que corre por aí na internet, "Namore com uma garota que gosta de ler", eu diria, case com um cara que gosta de falar, rsrs. Gostei imenso de seu texto simples e tão verdadeiro. Parabéns por ter chegado a esta concepção tão madura do que seja o amor. Se vale? Vale. Minha opinião. Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  9. Selma, não poderia concordar mais com sua carta. Temos pontos de vista muito parecidos em relação ao amor. O problema de termos este ponto de vista é que parece que há ainda gente grande que continua acreditando nestas ilusões criadas pela Disney e não tiveram o senso de ter percebido a realidade como percebemos, portanto, nada que dissermos fará qualquer diferença.
    Eu acredito que deva ser bem conflitante unir dois mundos, duas pessoas que tiveram criações completamente diferentes. Eu vi a desunião dos meus pais muito cedo e encaro o amor de verdade como o que descreve o seu. Nada perfeito, tudo normal. Porque a vida é prática, não é ilusão.
    Há tanta gente acompanhada sofrendo "por amor" e tampouco concordo com este drama todo de Julieta. Se houver sentido nisso tudo, tal como você, também quero uma explicação.

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Selma
    Seu romance é lindo mas vou optar por comentar o final da sua carta...
    Também sou da experiência de que antes só do que mal acompanhada...
    Sofrer junto ou a dois é o que tem de mais triste...
    Meu pai sofreu e morreu sofrendo por amor... Casado há 56 anos fora mais 10 entre namoro e noivado... Me passou um terror de casamento que não tolero um nadinha... ou seja:faço a opção pra ser feliz bem acompanhada, caso contrário... solidão a um!!! Solidão povoada de coisas boas e santas... é a melhor opção!!!
    Gostei muito de começar o dia lendo a sua carta bem pé no chão e ressaltando o lado que nós, mulheres, temos: o das princesinhas dos contos de fadas...
    Ah!!! O amor lindo existe sim... e posso testemunhá-lo... não vou morrer sem ter experimentado algo nesse sentido, graças a Deus!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Olá Selma
    Belíssima carta, bem real soubesse se expressar muito bem sobre o amor real, tens uma visão muito madura, assim como você acredito em amizade e lealdade dentro de uma relação. Acho que esta blogagem vai ajudar muitas pessoas a sentir o que realmente importa em uma vida a dois. No meu ver penso que como a pessoa se comporta atraem pessoas que condizem com o que acredita e vive.
    Parabéns por sua linda e inspiradora participação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Selma
    Nós duas chamamos a Julieta de querida kkkkkk, não sei porquê! Adorei sua carta! Foi bem realista. Eu também ia escrever minha história com meu marido, mas como fiz um post recentemente parecido na época do meu aniversário de casamento, não quis repetir, então decidi escrever o conto.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, Selma!
    Carta super realista, o que mais importa dentro de uma
    relação é o amor e o respeito se não existem, não vale
    a pena ficarem juntos.
    A cima de tudo o amor, pois quem ama não trai e não e
    não falta com respeito de jeito nenhum.

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu já fui o contrario. acreditava piamente nos contos de fadas e queria ser uma princesa. Hoje, eu ainda me sinto uma princesinha kkkkk mas tenho uma ideia um pouco mais madura sobre esse assunto. Dispenso cavalo branco, dinheiro e beleza. O importante é caráter, pegada kkkk e afinidade. O resto a gente corre atrás. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Selma!
    Assim como você, sempre fui muito observadora e realista... talvez por isso, nunca acreditei em contos de fadas e nunca me senti princesa. Por outro lado, não consigo ver o amor como uma tragédia...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  16. Selma, adorei sua carta! Lúcida, realista sem perder o romantismo.
    E o amor não é tragédia, o que causa sofrimento é paixão. Romeu e Julieta não passaram disso, foi paixão e não amor. Também não acredito que Julieta seria uma boa conselheira.
    Seu texto ficou lindo!

    ResponderExcluir
  17. Selma, eu tbm, apesar de sempre ser sonhadora e romântica, não me interessava por príncipes. Os contos de fadas me chamavam a atenção pra outras coisas. Menos pra viver feliz pra sempre. Meus pais tbm brigavam muito e não tinha nem gosto de ir aos lugares com eles. Na volta era um tormento. Bem...

    Qdo existe o amor, tudo vale a pena, mas antes do amor precisa vir o respeito, por si e pelo outro. Aí sim, combinação perfeita.

    Uma ótima semana, beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Selma.

    Adorei seu texto e sua história.

    Muito bom que a vida real não te deixou iludir com os contos de fada. Conheço pessoas que não foram felizes no amor por esperar pelo príncipe. Aquele príncipe bonitinho, cheirosinho, bem arrumadinho.


    Gostei de sua indagação à Julieta também.

    Se ela te responder, quero ver a resposta.

    Bjo

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu sou uma romântica incorrigível.
    Como nos contos de fadas e acredito que como Julieta, não tenho muito a te explicar, racionalizar. Acredito, não é simples, mas é assim.

    Que vc acredite e mesmo não acreditando milagres de amor aconteçam dos de grande brilhos, borboletas na barriga e magia, aos pequenos e cotidianos e que vc tenha olhos de ver e coração de sentir :)

    ResponderExcluir
  20. Selma, bom dia!
    Eu sou uma participante lanterninha rsrs... pois cheguei super atrasada para a BC. Mas consegui escrever e postar minha carta pra JUJU.

    Mas falemos da sua. OLha só, você tem um jeito espontâneo, natural de contar sobre seus sonhos e fantasias infantis. Acho que todas nós temos um pouco de Julieta e sempre sonhamos com algo impossível, com um amor eterno, concorda?

    Gostei imenso de suas palavras e parabéns porque escreves muito bem.
    Convido-a para ler minha carta (que é nada convencional)rs
    o link http://escritosnamemoria.blogspot.com.br

    Obrigada querida
    te sigo
    prazer em conhecê-la

    bacios bella

    LU C.

    ResponderExcluir
  21. É realmente não é essa glorificação toda cantada em verso e prosa..a realidade é totalmente diferente!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  22. Selminha,
    ao lê-la pareceu-me estar lendo minha própria história.Temos uma trajetória muito semelhante e crenças também.Não sou das que perseguem sonhos impossíveis ou fantasiosos demais.A dose certa de realidade e fantasia é que dão liga ao bolo da vida a dois.

    Adorei tua participação.
    Bjos e bom fim de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  23. Olá Selma,

    Adorei o parágrafo em que menciona o casamento de verdade e não o do conto de fadas é bem melhor, assim, com todos os ingredientes do cotidiano. Penso que isso nos faz evoluir.
    Já fiquei cega de paixão num relacionamento tóxico, e ainda bem que decidi amar a mim primeiro.
    A continuação de um belo fim de semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir

  24. Oi Selminha!

    Adorei e ao ler cada palavra imaginei voce
    tal e qual quando fazíamos aquele curso.
    São palavras dóceis e meigas, assim como voce
    querida amiga!

    bjnhs//////////////

    ResponderExcluir
  25. Ótimo texto e linda mensagem!
    Também sou casada, temos nossos altos e baixos, mas o mais importante é o amor, capaz de segurar todas as barras, como se diz.
    À propósito, você assistiu ao filme? É lindo!

    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  26. Oi pessoas queridas!

    Obrigada pelas palavras.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir