sábado, 27 de julho de 2013

Meus Avós.


Vó Helena.
 
 
 

Ontem foi Dia dos Avós. Não fiz postagem ontem por conta de correria, mas liguei pra dona da data, minha avó Helena, que mora em Recife. Eu sempre ligo pra minha família, independente de data disso ou daquilo outro. É igual presente. Dou quando quero (e posso) sem esperar data especifica ou significativa. Mas, se o Dia dos Avós existe, quem sou eu pra levantar bandeira de “dia da vovó é todo dia”? Eu não, eu ligo, presenteio se puder. É igual dia das mães ou dia seja lá do que for. O povo diz que é dia do comércio. Beleza... Pode ser. Mas e a minha mãe merece ou não? Merece! Então celebro sim, nem que seja com uma flor roubada do vizinho : )
Por parte de pai, tive a vovó Carmelita e o Vô Zé Lessa. Eu não conheci minha avó paterna, Carmelita.  Faleceu quando meu pai tinha três meses de vida. Meu pai viveu com esse vazio de não ter conhecido a mãe. Foi uma lacuna não preenchida, por mais amor que a tia dele, Clarice e avó Isabel (minha bisavó) tenham dado em sua criação, ele sentiu a vida inteira a dor e saudade de alguém que não conheceu.  Dizem que Vó Carmelita era uma mulher doce, amável e feliz com os filhos. Acho que teria sido uma vovó doçura, dessas que acolhem a gente. Mas se a vida não me deu a Carmelita, me deu a Vó Isabel e essa foi um anjo na terra. Lembro até hoje do seu andar, do cheiro de talco, da bondade que tinha no olhar. Chorei muito quando ela se foi. Meu avô casou novamente. Ganhei a Vó Rejane. Na verdade quando nasci ela já fazia parte da família. É uma pessoa boa, que agüentou muita grosseria do meu avô. Mora longe, mas vez outra a gente se fala por telefone.
Meu avô paterno eu conheci, Vô Zé Lessa. Faleceu ano passado. Eu tinha respeito pela figura do meu avô não por conquista e sim por certa imposição. Na verdade eu acho que tinha era medo dele, sei lá. Nossa relação era de poucas palavras. Quando ele faleceu ano passado eu senti pena. Pena de uma história bacana entre avô e neta que não aconteceu. Pena de um abraço amoroso que nunca tivemos. Estranho, né? Um dia conto por aqui sobre ele.
Por parte de mãe tive o Vô Etelmínio e tenho Vó Helena. Eu não conheci meu avô Etelmínio. Faleceu num acidente de carro quando minha mãe nem sonhava comigo. Mas sei que foi um homem muito justo e pai carinhoso. E pelos comentários dos amigos antigos e próximos da família, tenho certeza que seria um ótimo avô, desses que faz todas as vontades do neto.
Vovó Leninha merece todas as flores do jardim. Merece um post exclusivo com todas as histórias maravilhosas que ela conta sobre a infância dela, como da vez que ela matou todos os caranguejos que o tio havia comprado e ela pensava ser bicho venenoso, pois nunca tinha ouvido falar de caranguejo e depois se gabou do quanto foi corajosa, pois eles eram “duros de matar”... E tem outra, quando já era mocinha e cantava na Rádio de uma cidade vizinha e participava de concurso de música sem que o pai soubesse. Levou a maior bronca quando ele descobriu, pois “moça direita não canta em rádio” e outra maior ainda quando soube que ela viajava na garupa de uma lambreta, guiada pela amiga pra cantar nessa cidade. Foi proibida de participar da final do concurso. É uma guerreira, bondosa e tem um abraço tão gostoso e amoroso que só de lembrar tenho saudade. Uma tarde com minha avó é garantia certa de café quentinho, bolo delicioso e muita risada.
Felizes dias, vó Leninha!

15 comentários:

  1. Olá, querida Selma
    Ser avó e ter tido uma avó é um presente de Deus...
    Sua vó tem carinha de vó.... bonachona... verdade?
    pelo que li, sim!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa ter uma v´9o assim! Procuro ser para os meus! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Ai que posy lindo,não poderia deixar de postar um comentario sobre Vó Helena... Amo muito e a ela devo boa parte de minha historia e vida. Ela é minha luz,minha vida... Simmmmm,e eu morro de rir quando ela conta as historias dela... Como a historia de não dormir depois das 00:00,a historia de quando ela pegava pitu(camarao grande),com o gorro com o irmao,enfim,muitas estorias ela contou e ainda conta,morar com ela é muito bommmm.... Parabens selminha,pelo post!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post e que bela homenagem! Minha avo tb se chama Helena e foi por causa dela que ganhei o meu nome! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Selma, tudo bom?

    Vim te desejar um ótimo final de semana, aqui em São Paulo parou de chover, mas faz frio, acredito que ai esteja calor, vai dar praia? rsrsrs, aqui só consigo pensar em sopa e cobertor rsrsrs


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  6. Pense que tem recordações lindas!
    Pense que valeu pela vida vivida!
    Pense que tem o amor como base e que tudo valeu a pena!
    Acredite, o melhor disso tudo é que viveu, e tem na sua história lindas passagens e deliciosas lembranças.
    vc tem muita sorte!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a sua história sobre seus avós. As pessoas sensíveis tem um jeito especial para conta-las, e a Selma pertence a esse grupo.Em 1968/69 trabalhei no Recife, quem sabe se não teria conhecido algum de seus avós...
    Meu abraço,
    Manuel Tomaz

    ResponderExcluir
  8. Olá Selma!
    Bela maneira de homenagear com o relato sobre sua avó que se foi tão precocemente. Assim sua vó Helena fica sabendo que nunca será esquecida.

    Abração
    Jan




    ResponderExcluir
  9. Que sorriso lindo da tua Leninha!
    Uma homenagem que emociona ao falar de cada avô, de cada avó. Acho mesmo que já podemos olhar além do consumismo e presentear com todo nosso amor!
    Beijo Selma, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    eu tenho saudades da minha avó materna!
    Sua vó tem um belo semblante!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoas queridas,

    Agradeço muito o carinho e as palavras sobre a minha avó. Desejo toda a paz para cada uma de vocês, que sempre estão comigo por aqui.

    Beijos, flores!

    Selma

    ResponderExcluir
  12. Olá Selma!!!

    Feliz Dia da Vó para sua querida Avó!!! Como sempre digo, as datas comemorativas devem ser lembradas sempre, a cada dia!!!
    Que legal a sua foto do perfil... eu prefiro foto do que imagens de coisas, objetos ou símbolos... porque assim a gente conhece um pouco das pessoas tanto no perfil quanto nos comentários, não que seja o mais importante a aparência mas é legal ver quem são as pessoas... ainda mais hoje em dia que existe tanta gente com má intenção, né?
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Verdade. Já tentei aumentar a foto da página, mas não consegui. A outra já estava antiga. Esta é super recente.

      Beijos!

      Excluir
  13. Grandmas are always great confident, second mum and friends!!
    The relationship between a nepheu and a grandma is always something magic!
    Follow me on http://laviecestchic.blogspot.it
    xx

    ResponderExcluir