sábado, 4 de outubro de 2014

E agora, Gigante?



Ano passado, uma multidão foi às ruas clamando por “dias melhores”. Em todo o país, manifestações quase diárias, transformaram a rotina da gente. A coisa toda começou com um grupo protestando pelo aumento de passagens e de repente, Boom! Uma porrada de gente resolveu protestar também e era sobre tanta coisa e sobre tudo que o que podia ter sido arretado de bom, perdeu a força que prometia sacodir Brasília. Lembro que eu tinha que programar meus horários de acordo com os horários das passeatas porque além de reivindicar, a multidão congestionava transito, fechava comércio, lotava ônibus e uma pequena maioria, quebrava tudo. Foi Punk! Mas foi válido, afinal, o povo estava acordando e gritando que estava cansado e de saco cheio dessa zorra toda.

Diante de tanta indignação e revolta, eu jurava que no ano da "Copa das Copas", onde o nosso rico dinheirinho era empregado em "melhorias e coisas tais" para um desenvolvimento sei lá do quê, que o evento futebolístico traria ( um bando de gente ficou rica pra caramba, menos eu, !)  o negócio iria pegar fogo, mas o que vi foram uns gatos pingados berrando para a polícia e parte da imprensa. Daí, achei que a chapa iria esquentar quando as campanhas políticas começassem. Torci para uma grandiosa mobilização lembrando aos "esquecidos" todo o barulho feito em 2013 e a necessidade de um voto honesto, já que a política nem sabe o que é honestidade... Que nada!

Não teve mais protesto, não teve mais passeata, não teve mais manifestação de nada, embora as denúncias de corrupção continuasse. Tudo o que eu achava que iria acontecer, aconteceu, ou seja, nada! Eu escrevi aqui, que não acreditava nesse papo de gigante acordado e sabia que nada mudaria no país. E não mudou. Não houve aquele "sacode" na memória do eleitor, não houve multidão lembrando pra candidato que a gente cansou desse jeito babaca de fazer guia eleitoral. Não mostramos foi nada...

E aí, o dia das eleições chega assim, morno... Quase gelado! Não para os candidatos, esses devem estar fazendo seus cálculos e olhando estatísticas e pesquisas e quem sabe até batendo um bombo. Mas chegou frio pra nós! A parte mais interessada da história não gritou, não esperneou e nem apontou dedo pra mostrar que a gente tá cheio de tudo. A parte interessada ficou igual torcida de time de futebol. Uma parte torce por um. Outra parte torce por outra. E tal qual torcida organizada de futebol, veste camisa padronizada do seu "time", compartilha milhares de zoeiras e fotos nas redes sociais e só falta brigar em praça pública em defesa de "seus partidos", defendendo com unhas e dentes seus candidatos, praticamente santificando o dito cujo. Infelizmente, o eleitor esquece que para mudar o país, deve-se honrar apenas 1 bandeira.

Atualmente, vivemos uma monarquia e pelo visto ela vai continuar. O Brasil deixou de ser república e encontra-se perdido e cada vez mais sugado, sucateado, vendido e doente. Manter um mesmo governo, um mesmo partido por 12, 16 anos e sabe-se lá por quantas décadas mais, mamando nas tetas fartas dessa nação de brasileiros pagadores de altos tributos, mandando e sambando na cara da gente é de uma cegueira vergonhosa.

Dos candidatos ao governo, na minha sincera opinião, nenhum merece o cargo de presidente. Eu vejo despreparo, arrogância, corrupção e muita cara de pau, mas continuar nessa mesmice, nessa pasmaceira toda é que não dá mais! Eu não sou otimista quanto ao futuro. Esse colapso estrutural que o país se encontra, resultado da incompetência e corrupção só vai piorar. Memória curta, cegueira, comodismo e egoísmo são a marca da maioria dos eleitores brasileiros.

O gigante que berrou aos quatro cantos que havia acordado foi um marqueteiro de quinta. Voltou pra cama com o rabo entre as pernas e hoje bate palma pra político sacana. Amanhã vamos eleger um bando de gente que fala bonito e pouco faz ou vamos mandar para um segundo turno. Mas a certeza de que nada vai mudar e que no próximo ano teremos a mesma senhora com cara de raiva e impaciência, no poder da nação, elevando cada vez mais a inflação e reduzindo nossa feira no final do mês, me dá uma vontade de ficar em casa, assistir um filme e mandar o meu “Exercício de Cidadania” pra PQP.

Mas não dormiria tranquila deixando de tentar fazer algo para mudar meu destino nessa terra e por isso, amanhã lá vou eu... Votar e passar o dia inteiro ouvindo tudo quanto é noticiário ou rede social especulando sobre “quem vai vencer as eleições”... De uma coisa eu sei, seja qual for o resultado, não seremos nós, os brasileiros. Engraçado que o intuito (penso eu) seria que os vencedores de verdade de uma eleição fosse o povo...

8 comentários:

  1. Olá, Selma!
    Você relembrou os fatos do ano passado e que pensávamos que teriam um eco mais consistente ao longo deste ano, mas o que se viu foi um povo, novamente, com as mentes embotadas pelo futebol e sua copa. O brasileiro se vende fácil, esta é a verdade! Vemos isso, desde os bolsa isso e aquilo até a diversão maior que eletriza a nação, o futebol.
    Amanhã poderá ser um novo dia se tivermos consciência e coragem para mudar, não é justo perdermos de 7 a 0 para a Alemanha e aturar a Dilma mais 4 anos, aí é demais para o meu coração. kkkkkkkkkkk
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Muito bom,Selma!Falaste tudo! Espero que o povo saiba escolher para MUDAR!!!! Não dá mais!!! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Selma,
    acho difícil uma mudança, que entrar vai continuar com a mesma roubalheira, mas esconde debaixo do tapete.
    O Brasil precisa de cara nova, com o Aécio vai ser continuação do governo do FHC e o da Dilma já deu, pra mim ela não tinha que nem ir p/ o segundo turno. Até o Fernando Collor e o Romário foram eleitos o povo gosta de porcaria e não de mudança. Ao meu ver o melhor plano de governo era o da Marina, agora tá difícil. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Selma
    Gostei das suas palavras, apesar de ser um assunto que não domino e nem gosto de discutir, ainda está pra nascer quem vai mudar os rumos da nossa nação.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Então, ainda fico me perguntando por onde andam os caras-pintadas? Naquela época, anos 80, minha juventude, derrubamos um presidente e hoje em dia não conseguimos nem votar direito .
    Tantas denúncias de desvios, corrupção e o povo parece que está cego, aceitando tudo como normal.
    Me lembro de um candidato, que esse ano teve sua candidatura caçada pela ficha suja, que era muito votado, pois o povo dizia "rouba, mas faz". Acho que já deu de gente assim comandando nosso país. E um outro deputado que se reelegeu com mais de 1 milhão de votos e não fez praticamente nada e mesmo assim foi eleito o melhor deputado... affff... só porque não faltou a nenhuma cessão.
    Triste, muito triste.
    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Selma, ótimas colocações.
    Vamos ver se o gigante acordou, no próximo domingo (26).

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. .

    Gostei muito do seu blog por
    isso vou segui-lo. Siga o meu
    também, vai!

    Beijos,




    .

    ResponderExcluir