quinta-feira, 30 de outubro de 2014

E depois de tudo... Nada mudou!



Depois de tantos protestos e manifestações de insatisfação da péssima administração pública de um governo federal ausente e corrupto, depois de tantas conversas em roda de amigos sobre a bandidagem, de tanto compartilhamento nas redes sociais sobre as dezenas de escândalos e denúncias de desvios de dinheiro e revolta com tanta impunidade, depois de elegerem o Joaquim Barbosa herói nacional e clamarem por justiça, punição e blá blá blá... O Brasil segue. Segue e-xa-ta-men-te-do-mes-mo-jei-to!!!!

Pra mim, não houve eleição. Nada mudou! E o pior! Nada vai mudar pelos próximos 8 ou 12 anos, uma vez que o “Rei Lula” já sinalizou que vai candidatar-se em 2018 e a monarquia petista reinará impune por um longo tempo. Chamam isso de democracia, eu chamo de burrice (burrice nossa, tá?) porque pra quem tá mamando a coisa tá uma maravilha. Esse governo atual soube fazer "marketing"... Eu ficava estarrecida quando ouvia o povo na rua dizer que “ruim por ruim, deixa como tá”. Pelo amor de Deus! Aliás, quem quiser me condenar, condene, mas no dia da eleição eu orei e pedi ao bom Deus que nos libertasse dessa Dinastia Lulista, assim como libertou o povo sofrido do Egito lá nos tempos do faraó, mas o tal do Livre Arbítrio prevaleceu e a maioria escolheu a reeleição do governo ruim e corrupto. Houve também um número expressivo de votos nulos, brancos e justificados... Mas entre o ruim e o talvez, permaneceu o ruim. Parece que o medo foi maior ou sei lá!

Esse ano, assisti todos os debates e vibrei com muitas propostas. Assisti horário político, tive nojo de um monte de coisa cuspida nas propagandas eleitorais. Ouvi o plano de governo dos candidatos para Presidente, Senador, deputados e governador. Vi gente amiga brigando por facebook, li muita besteira escrita por gente que nem nascido era em governos passados, por gente que nem jornal assiste ou lê. Vi muita ofensa, li muita bobagem...  Saí das urnas satisfeita com minhas escolhas e pela primeira vez, com a sensação de dever cumprido. Não votei pensando em mim, mas naquilo que seria melhor para o país que vivo, o real país que vivo. Não sou dona da verdade, mas cega, eu não sou.

O resultado final resultou em um país dividido. Metade da população incrédula e triste, metade satisfeita e feliz. E aí aquela história, já antiga, de dividir o país em dois, de passar um muro entre o Brasil e o nordeste e blá, blá blá, voltou novamente, com força e muita violência nas redes sociais... Na boa? Sou pernambucana e esses comentários não me ofendem, mas me assustam. Eu fico imaginando na guerra territorial e política, exponencialmente violenta que enfrentaríamos. Uma “Israel-Palestina” tupiniquim, sem vitoriosos e sem necessidade alguma de tanta baixaria.

Aliás, falando em vitoriosos, eu fiquei chocada e triste, quando vi um monte de gente na rua, comemorando e cantando feliz da vida a vitória da atual presidente e “Rainha de Sabá”. Gente do céu! Que coisa lamentável e vergonhosa!!! Comemorando o quê mesmo?? Olha... Beleza se seu candidato ganhou, mas NÃO há o que comemorar!!!

Somos um país atrasado, com muita gente vivendo na miséria, mesmo que muitos defendam que o bolsa-esmola tenha tirado milhões da pobreza. Basta andar no interiorzão dessa pátria nada gentil, pra enxergar que o povo tá jogado na miséria, sendo manipulado de tudo o que é jeito para gerar voto e garantir reeleição de político corrupto. Nem precisa ir tão longe...  Vai num hospital público... Vai constatar a beleza de saúde que temos. O povo reclama do atendimento de médicos e enfermeiros, que atendem mais de 200 ou 300 pessoas por dia, em plantões conturbados, cheios de ameaças e sem material e nem medicamentos, querendo que façam milagres, enquanto não há condições decentes de trabalho e por consequência, dignidade ao paciente. Nesse país onde o transporte coletivo é uma lástima, lotado e velho, onde as estradas e ruas são esburacadas e perigosas, onde as escolas estão caindo aos pedaços e não há investimento em qualificação de professores e nem salário, onde a segurança pública NÃO EXISTE, onde nossas Forças Armadas estão abandonadas e sucateadas, com salários vergonhosos, onde a inflação voltou valendo e o crescimento é ZERO, eu fiquei pasma em ver essas cenas de gente bebendo e dançando comemorando a reeleição.

Não há o que comemorar. EU lamento profundamente não poder sonhar com as mudanças, mínimas que fossem, mas suficientes para encher de esperanças um futuro, que nesse momento vejo escuro e deprimente, incerto e indicando uma grande crise econômica, mais caótica do que já está. Eu não posso desistir do Brasil, pois é aqui que moro, porque se a oportunidade de morar fora batesse na minha porta, eu iria sim. E essa é minha opinião sobre tudo isso...

5 comentários:

  1. O fato é que a corrupção parece não ser nada, não significar nada. É triste, muito triste saber que muitos pensam assim "ah, mas político rouba mesmo, então..."
    Mais difícil ainda entender multidões em manifestações pedindo o fim da corrupção e agora, lenha para mais 12 anos?

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Tudo igual e teremos mais 4 anos pela frente, engolindo goela abaixo! Tomara as coisas mudem, mas não creio! Desesperança política é triste! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Selma! Concordo plenamente contigo!

    Mas os primeiro a sofrer serão os que votaram com medo de perder a bolsa familia. Isso que me deixa triste, pois eles foram usados, e do jeito que o país anda economicamente, a primeira coisa a ser feita é enxugar a máquina do governo e a área social será o primeiro será afetado. E aqui no interior de SP, o povo que votou na Dilma é o que diz que foi porque conseguiram comprar casa e carro. Ok, até entendo, mas as pessoas tem que entender que qualquer medida, na área da educação, saúde, ou econômica, as respostas vem a longo prazo! Nada muda da noite para o dia e nada cai do céu! Nem chuva anda caindo aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Selma!
    Pra mim essa foi a política mais suja que já existiu, acho porque eu assisti
    os debates tbm.
    Foram muitas agressões, a candidata que ganhou, gaguejava muito e falava errado tbm, eu fica até com dó, rsrs...
    O país não iria mudar com nenhum deles e com ela ficou pior.
    Sair pras ruas pra comemorar eu tbm achei um absurdo, mas tem quem goste!

    Bjs, ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Selma!
    É, fiquei triste e um pouco órfã também. Órfã da boa política e de bons governantes, que este país não vê faz tempo......
    Só nos resta agora vigiar mais de perto o que anda rolando lá no "Palácio Tupiniquim" e torcer para que, pelo menos, nada dê errado!

    Grande abraço e um bom domingo

    <º))))< Bia

    ResponderExcluir