terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal!







Quando eu era criança, o mês de dezembro era o mês mais incrível do calendário. Era mês de comemorar as boas notas, tempo das férias escolares, de brincar até tarde e acordar bem tarde... Mês de viajar para a casa dos parentes e curtir os dias de verão na casa de praia dos meus tios, junto com a primaiada toda, e claro, celebrar meu aniversário. Dezembro era um mês mágico!
Era época de acreditar que tudo o que foi feito durante o ano seria recompensado com presentes, sorrisos, cartões de natal, doações... Tempo de renovar a esperança, desejar milagres e acreditar de verdade num bom velhinho, bondoso e incrivelmente inteligente com a capacidade única de atender aos desejos das crianças do mundo inteiro e a proeza de entregar cada vontade embrulhada num presente em todos os lares do planeta. A minha grande dúvida naquele tempo era como ele conseguia decorar cada endereço e como ele sabia onde eu estaria no dia de natal porque eu nunca estava em casa e, fosse onde fosse, eu receberia o meu presente, hahaha... ô inocência boa!


Hoje, mês de dezembro é correria aqui em casa. É mês de calor insuportável, lojas e supermercados lotados,  confraternizações de tudo quando é grupo que vez por outra cansa e nos toma tempo...É tempo de gastar mais, trabalhar mais, planejar orçamento para IPTU, IPVA e tantos outros gastos de começo de ano, de lembrar das promessas que fez e não cumpriu nem metade, de comer mais... : )
Ignorando toda a apelação da mídia e marketing para consumir mais, tenho vivido meus dias de dezembro tão corridos  e quentes sem a necessidade exaustiva de " dar conta de tudo" e sem cobrar nada de ninguém, nem de mim. Se deu, ótimo! Se não deu, depois faz. Faltou comprar nozes? e daí? Tô esquentando mais com essas coisas não...
Enfiei na minha cabeça que por mais forte que o Natal seja e mexa com os corações humanos, meu espírito natalino está comigo o ano inteirinho, embora vez outra ele esteja cansado, coitado... Eu não mais faço meu balanço interno nesta época onde os sentimentos estão aflorados e blá blá blá... A esperança em dias melhores e os desejos de milagres estão comigo todo o ano . Não precisa mais ser Natal para doar, compartilhar e agir com generosidade e solidariedade. Sinto que me libertei de certas obrigações que me deixava um tanto angustiada nessa época e hoje eu aproveito a data com leveza, admirando a beleza das decorações e aproveitando o que a época traz de gostosura.
Celebrar a noite de Natal é especial como qualquer noite onde as pessoas que eu amo estejam presentes. De verdade e de todo o meu coração, seja com árvore gigante toda enfeitada no brilho ou nenhuma decoração natalina, seja com ceia tradicional ou um simples bolo com café, o meu sentido de Natal atualmente é paz interior e família reunida em nome do amor e da fé. E com fé eu peço ao bom Deus que nos guarde e proteja todos os dias e permita que possamos estar sempre perto um do outro, cuidando e zelando por aqueles que tanto nos faz bem.
E eu desejo que você tenha um final de mês tranquilo, repleto de paz e muito amor e uma noite de natal feliz ao lado daqueles que realmente importa.
Feliz Noite feliz!
 


10 comentários:

  1. Selminha!!!
    Eu sinto falta de escrever... sinto falta das amizades que fiz através do blog e sinto falta dessa sinergia!
    A vida corrida e a faculdade me privam de escrever mais, mas faço sempre que posso, pois me alivia!
    Desejo um feliz Natal pra você e um monte de coisas boas em sua vida!
    Um beijo!
    Ah, Cinthya tá bem, mas não tem tido inspiração pra escrever, uma hora volta!
    Um beijo!!! Vou transmitir seu beijo a ela!!
    Verônica

    ResponderExcluir
  2. Selma querida,
    Você está mais do que certa.
    Antigamente dezembro era um mês magico, né?
    E eu ainda adorava Janeiro pois é o mês do meu aniversário...rs
    Hoje está tudo muito diferente.
    Pena!
    Te desejo um Feliz Natal e um 2015 maravilhoso.
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Selma!

    Um abençoado Natal pra você e família! Que o ano que se aproxima traga muitas felicidades e sonhos realizados! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Selma,
    apesar dos inúmeros afazeres que listamos, ainda assim, ressaltamos o verdadeiro sentido da data; faço eco às tuas palavras esperando que dezembro volte a ter a magia de antigamente renovando nos corações a alegria do Natal.
    Um Feliz e abençoado Natal pra ti e toda família!
    Boas Festas!
    Abraços,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Selma,

    Fiquei muito feliz com sua visita.
    É amiga, não se faz mais Natais como antigamente. Que saudade que tenho dos Natais da minha infância e adolescência.
    Feliz Natal e um 2015 muito abençoado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Selma,
    O seu post trouxe-me à memória o longínquo ano de 1968. Passei o Natal desse ano no Recife. Um contrato de trabalho por um ano, na cidade de Recife, deu-me a experiência do que era passar o Natal nos trópicos. Para quem, como eu, sempre o tinha passado com muito frio e chuva em Lisboa, não esquece mais. Nunca mais lá voltei, mas lembro bem o quanto agradável foi.
    Os meus votos para que tenha tido um bom Natal e que o 2015 lhe traga tudo de bom para si.
    E, já agora, permita-me que lhe ofereça estre "presente":
    http://radiocomercial.iol.pt/destaques/body.aspx?id=5508

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para substituir o site da musica, que estava errado:
      https://www.youtube.com/watch?v=ZmzNeO4ONUg:

      Excluir
  7. Não é fácil ser adulto! Eu nem lembro de sentir calor quando eu era criança!
    Feliz 2015!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Oi Selma, bom domingo por aí!
    Respondi ao teu questionamento lá no blog. Volta lá!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Selma.... Feliz Ano Novo! rsrsrs

    Vim agradecer sua visita ao meu blog. Ainda é Natal por aqui e, nossa, como o tempo passa rápido!

    ResponderExcluir