terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alcântara - Maranhão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A maioria dos turistas quando visitam São Luís, deixam de conhecer a Ilha de Alcântara e é uma pena porque a pequena cidade respira história, lendas e possui um charme único, com ruas e casarões antigos e o mar de águas escuras abraçando tudo em volta. Eu gosto da tranquilidade de lá. Se por acaso você estiver planejando vir passar uns dias no Maranhão, eu recomendo um passeio pela pequena Ilha. Você pode chegar neste pequeno paraíso histórico através de catamarã, escuna ou lancha, que parte do Terminal Hidroviário da Praia Grande (perto do centro histórico) ou ir de carro até o terminal de Ponta de Espera, em São Luís e atravessar de ferry boat a baía de São Marcos até o terminal de Cojupe e de lá pegar a estrada até Alcântara. Eu preferi esta segunda opção, pois soube que a lancha balança muito e o trajeto é meio punk para quem não está acostumado com barco. A estrada é boa e eu recomendo.
Chegando a Alcântara, seja por carro ou lancha, um guia é indispensável para apresentar a cidade e todas as histórias que ela guarda. Recomendo o guia Alim Pereira (contato facebook: /Alim.Pereira) super tranquilo e gente boa. A gente conhece tudo por lá a pé mesmo, portanto um calçado confortável é fundamental : )
Andar sem pressa, ouvir os pássaros, apreciar as paisagens que o tempo guardou, visitar o Museu Histórico de Alcântara e a Casa de Cultura Aeroespacial e fotografar cada cantinho histórico é garantia de um passeio maravilhoso. O que dizer sobre conhecer e tocar um pelourinho original e super conservado com tronco de pedras onde escravos eram castigados? Senti uma energia diferente.A gente volta no tempo, sabe?
Quando for, leve protetor solar e use roupas leves, a cidade é quente.  Perto 2 graus da Linha do Equador e eu queria o quê?O lugar tem posição privilegiada para lançamento de foguetes e em 2003 uma tragédia na Base de Lançamentos vitimou 21 pessoas, e o local não é aberto para visitação, mas do alto dos casarões é possível avistar a base. Na hora de almoçar, peça pra ir ao Restaurante Cantaria. O lugar é simples, mas a paisagem é ótima e a brisa refresca o corpo enquanto a gente se delicia numa comida honesta e saborosa. Prove o Peixe com molho de camarão e saboreie o Arroz de Cuxá e agradeça ao bom Deus conhecer lugares assim, simples, cheios de história e brasileiro de raiz. Antes de voltar para a capital, prove o Doce de Espécie, um doce que lembra uma cocada e tem uma massinha crocante que é produzido apenas por lá. Deixe de provar não, viu? Vai lembrar pra sempre dele!

A cidade possui pousadas simples mas cheias de charme e caso queira curtir o final de tarde e se encantar com a Revoada dos Guarás, pássaros lindos de penas vermelhas que junto com o pôr do sol, aquece a alma, converse com o guia que ele providencia este passeio também. Este eu não fiz ainda. Fica para uma próxima vez : )   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Puxa, que lindo lugar e foi um belo passeio contigo por lá, vendo as fotos! Adorei! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei o passeio pelas suas fotos e conhecer um pouquinho dessa cidade Linda :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br


    ResponderExcluir
  3. Selma, que fotos encantadoras! Que lugar maravilhoso!
    Fiquei sim com vontade de experimentar o doce de espécie e o arroz de Cuxá que já ouvi em música do Zeca Baleiro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Selma,
    As suas fotos são uma tentação para conhecer essa linda Terra. Para mim só virtualmente, mas isso já é bom...
    Um beijo.
    Manuel Tomaz

    ResponderExcluir
  5. Que imagens lindas... demais! Pude sentir aquela presença histórica daqui. Aquela sensação de gente que frequentou os prédios e caminhou pelos calçadões. Deu vontade de conhecer o local. Aproveitando, desejo-lhe um *lindo 2015*. Que este ano novo seja de saúde plena, prosperidade e muitas alegrias! Beijos, Paula

    ResponderExcluir