quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa é Vida !



Mamãe conta que quando ela era criança, na semana santa tudo era feito com muito respeito, as pessoas jejuavam, não se ouvia música alta e apenas canções religiosas. Não se cometia exageros de nenhuma natureza. As refeições eram simples, não podia ver televisão, nem dançar e namorar, então, nem pensar!  Na casa dela tinha o disco da Paixão de Cristo e era isso que ouviam o dia inteiro. Todos quietos e tristes com o som dos açoites e o choro de Maria. Muitas orações em família, missas e procissões marcavam esse período.
Eu lembro que quando eu era criança, vi minha avó e mamãe jejuarem algumas vezes e não entendia o que significava aquele sacrifício. Mas também vivenciei de maneira menos rígida, todo o respeito que esta data simboliza ao sofrimento de Jesus.  Comparecíamos nas missas e embora com toda a preguiça do mundo, eu e Fernando acompanhávamos a procissão.  Eu gostava da missa de Ramos, eram animadas, as pessoas com folhas de palmeira lembrando a chegada de Cristo. Ainda hoje eu gosto.
Lembro que na sexta-feira tinha mesa farta, com as tradicionais comidinhas de Semana Santa.  No domingo, o almoço era geralmente na casa do meu avô, pai do meu pai, e somente no final da tarde era que podia abrir o ovo de páscoa. Gosto dessa tradição. Não pela comida ou pelo chocolate, não é nada disso. Gosto da tradição da reunião com a família que a páscoa proporciona. E mesmo sem querer, nesse período a gente reflete sobre o amor, o respeito e a fé.
A morte de Cristo, para a libertação dos nossos pecados nos ensina que, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida, sob qualquer tormenta que estejamos atravessando, é preciso ter coragem pra seguir e ter confiança em Deus. A ressurreição de Cristo nos mostra o amor de Deus. Ele cumpriu com a sua promessa e nos dá um Cristo Vivo! Essa confiança nos dá esperança e fortalece nossa fé em dias melhores. Jesus ensinou através do perdão aos pecadores que é necessário aprender a perdoar o próximo e a nós mesmos, para libertar o coração da mágoa e da dor. Essa libertação nos proporciona paz interior. Com ela, somos capazes de mudar, de melhorar, de investir na fraternidade, solidariedade e lutar por um mundo melhor. Mais digno e justo.
Que a páscoa seja um recomeço. Um renascimento de valores para um mundo mais generoso e saudável em atitudes humanas. Que Espírito Santíssimo nos guarde e proteja sempre. Que o amor de Cristo sempre esteja presente em nossa vida, unindo e fortalecendo o nosso lar com justiça, paz, fé e amizade.
Uma páscoa doce e abençoada para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário