domingo, 24 de junho de 2012

O São João Cultural de São Luís.




O São João no nordeste é festa do forró e baião, certo?  Então... Em São Luís, é um pouco diferente. A festa aqui é comandada pelos grupos de danças regionais e pela estrela maior da cultura maranhense: O Bumba-Meu-Boi.
Esqueça fogueiras, pamonha e canjica e bandas de forró ou cantores famosos. Aqui não se comemora assim,não. Todo o festejo tradicionalmente junino, regado com arrasta pé, grupos de sanfoneiros e comidas de milho que toma conta da grande maioria dos estados nordestinos, em São Luís, é embalado pelo ritmo das matracas, pandeirinhos e batidas de mão.
E os quitutes tipicamente juninos dão lugar à culinária regional: Arroz de Cuxá e Arroz Maria Izabel, Torta de Caranguejo e Torta de Camarão, Vatapá e Creme de Galinha, bolos e tortas e chocolates com frutas da terra.
É um São João cultural, que exalta a riqueza e paixão do maranhense pelo seu folclore.  É totalmente diferente daqueles que estou acostumada, com quadrilhas juninas e bandas de forró. Aqui se valoriza a região, a cultura artesanal, os artistas locais, o bumba-meu-boi e todos os ritmos que ele abraça. É contagiante ver a emoção dos grupos cantando no ritmo das Toadas, o amor pelo Maranhão.
Quando o Boi chega aos arraiais, é aplaudido e reverenciado, mostrando que ele é a estrela da festa.  Crianças, adultos e idosos esperam por ele. Os grupos atraem todos os olhares e ditam a animação da noite. É uma festa bonita de ver e que conquista os turistas justamente por valorizar a cultura local e por respeitar as raízes folclóricas maranhenses. É são João para ser visto. É diferente, mas lindamente encantador e emocionante.


























Toda a roupa é bordada com a fibra da palha do Buriti, uma Palmeira da região muito usada no artesanato local.




4 comentários:

  1. Oi, te convido pra participar da blogagem coletiva "15 coisas irrelevantes sobre mim"...vem, vai ser muito legal contar com você por lá! Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      Vou passar lá sim!
      Adoraria participar.
      Agradeço o convite.
      Beijos,
      Selma.

      Excluir
  2. Oi Selma!

    Que fotos lindas! Nota 10, com louvor para esse post viu!

    Adoro essa diversidade do nosso Brasil, tão rico em folclore!


    (passa lá no Panelinha da Fafah que tem brinde de aniversário!)

    bj de amiga querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafah!
      Obrigada! A festa foi muito bonita.

      Amiga eu vou passar no teu blog agora mesmo!
      Tava sem net, já pensou? 1 semana e nada de resolverem o problema! Esses prestadores de serviços...ai ai ai, rsss

      Beijos,
      Selma.

      Excluir