segunda-feira, 18 de junho de 2012

Teresina - Piauí.

Cachoeira de Esperantina.


Rio das Pedras.


Centro da cidade.


Cachoeira do Urubu.

Cachoeira em Esperantina, no período de chuva, todo este lugar fica cheio d'água e muitas vezes a passarela fica interditada.

Bairro do Horto Florestal.


Encontro dos Rios Poty e Rio Parnaíba.

Catedral.

Palácio do Governo.

Centro da cidade.

Vista da minha varanda.

Museu dos Rios.


Casa da Cultura.

Zoobotânico.


Parque Zoobotânico.






Depois de seis meses morando no interior do estado, Paulo foi transferido para a capital Piauiense. Tivemos um final de semana para achar um apartamento e alugar e uma semana para a mudança. Foi corrido, mas estava muito feliz. Teresina é uma cidade pequena, mas extremamente organizada. E por ser tão organizada e limpa, com praças bem cuidadas e muitas árvores nas calçadas, oferecendo sombras aos pedestres, ela é um lugar bonito e que eu adorei morar.
O comércio é muito bom e muito bem servido de boas lojas. O custo de vida não é alto, a cidade tem ótimas escolas, hospitais muito bem equipados e ótimos médicos. O teresinense é um povo educado, bonito, cordial, que recebem bem e que cuida muito bem da sua cidade.
Morei apenas 10 meses e quando Paulo foi transferido para São Luís, fiquei triste. Eu adorava o apartamento que morava e que o proprietário confiou a mim como se fosse meu. Morava no Horto Florestal, um bairro lindo, arborizado, limpo, pertinho de tudo e ao mesmo tempo super tranquilo.
Restaurantes e bares tem aos montes e de qualidade excelente. Bons hotéis, artesãos maravilhosos que gostam de conversar com o cliente e nos tratam muito bem, artesanato lindo e de qualidade, culinária saborosa e variada. Enfim... Um lugar que apesar de não ter divulgação para o turismo, eu recomendo uma visita.
O Piauí tem belezas naturais lindíssimas que eu conferi de pertinho. Parque Nacional de Sete Cidades, Serra da Capivara, Pedra do Castelo, Pedro II (terra da Opala e do artesanato), e mais outras lindas cachoeiras que adorei conhecer. Tudo lido!
Sinto falta de lá. Dos lugares que conheci e que visitava. Sinto falta da simpatia e gentileza das pessoas. Do bairro, de tudo mesmo. Chorei muito no dia que entreguei o apartamento e cruzei a ponte que faz divisa com o estado do Maranhão. Seria mais uma nova etapa, um novo desafio.  
E foi assim, que cheguei às terras maranhenses. Com a correria de organizar tudo na nova casa, a vontade de conhecer São Luís, os novos hábitos locais, a cultura e minha nova rotina, fui me adaptando e hoje sinto saudade boa do Piauí.


30 comentários:

  1. Nossa, uma semana para mudar... que correria heim rs.
    Lindas imagens, a da igreja esta maravilhosa.
    Claro que pode levar as fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi , Eli!
    Foi corrido mesmo!
    Mas estava tão acostumada com organização de mudança, e tão feliz por ir morar numa cidade maior, que a energia positiva fez com que tudo desse certo e consegui alugar um apartamento direto com o proprietário.
    Obrigada por permitir e pode deixar que citarei seu blog.
    Beijos!
    Selma.

    ResponderExcluir
  3. Oi Selma!

    Lindas palavras e muito carinho naquilo que vc relata!

    E aí menina, chegou finalmente" Desculpa se não foi um cartãozinho junto, pois foi descuidadamente esquecido em casa. Fiquei na fila dos Correios e só me dei conta na hora de fecchar a caixa. Cadê? aff, procura pra lá e pra cá na bolsa e nada. Meio que correndo, escreví só algumas palavrinhas na sacolinha. Mas escrevo aquí o que estava lá no cartão.

    " Para a minha querida amiga Selma Helena, tão prendada quanto amorosa, e tenho a certeza que você vai saber preparar um jantarzinho bem romântico para Paulo, manino de sorte!"

    bjs e muito obrigada pela ajuda ao Panelinha da Fafah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hooo Fafah...aí eu fico emocionada : ) ! De coração, minha flor, eu amei! E amei porque sei que também foi de coração da sua parte. E é isso que importa pra mim. O carinho e atenção da sua parte. É muito bom encontrar pessoas como você em nosso caminhar pela vida.
      Beijos!
      Selma.

      Excluir
  4. E olha que há mais de 3 anos eu enrolo um amigo que me convida pra conhecer Teresina. Agora eu vou!

    Nem imaginava o quão linda é essa cidade.

    Estou encantada!

    Obrigada por essa revelação, minha linda!!

    Um beijo!

    Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vel!
      Teresina é quente, mas é tão linda, tão linda que vale conhecer. É bem pequenina, mas acho que é esse o charme da cidade. Tem sim o que se ver e fazer...cada restaurante legal...cada delícia...Eu afirmo que o artesanato Piauiense é um dos mais lindos que já vi. Amo Teresina e moraria lá novamente.
      Beijo grande!
      Selma.

      Excluir
    2. ola sou MT, mais quero ir embora pois minha mae e de floriano, mais quero levar para tratamento.que bairros vc me indicaria para mora.alicimel@gmail.com

      Excluir
  5. Na novela mostrou algumas coisas de lá, vc viu?
    Já ouvi falar na Serra da Capivara. Gosto dessas coisas naturais. Coisa linda a foto do arco- íris!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Lúcia!
    Eu vi sim! Mas olha, o povo de ~Teresina não é essa breguice que estão mostrando na novela ,não. E o sotaque passa longe disso, estão exagerando demais!
    Beijos!
    Selma.

    ResponderExcluir
  7. Cidade limpa, com pessoas simpaticas e nao mt cara? Puxa, da mesmo vontade de conhecer.

    Me lembrou mt Joao Pessoa, onde estive há alguns anos, é mt bom tbm.
    Mas Selma,tem praias no Piauí, nao tem?

    ResponderExcluir
  8. Ahaa, a sua agradável explanação a respeito do assunto publicado aqui no seu blog, li tudo isso e então nesta hora
    decidie participar da discussão.

    My blog post :: Empresas em Teresina

    ResponderExcluir
  9. Ei, Selma! Estou para fazer essa mudança, se tudo correr bem. Gostaria de saber mais sobre a cidade pois, na minha pesquisa encontrei vários bairros perigosos. Adorei seu post com dicas maravilhosas e se lembrar de mais alguma coisa que valha a pena me contar, estarei na expectativa. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Meu marido quer fazer concurso pra lá, por isso estou pesquisando. Já morei no Amazonas e foi a pior coisa que me aconteceu. Aluguel lá é possível de pagar? Comida é muito cara? Tem comida, tipo vegetais e frutas? Porque em manaus é coisa para milionário. O que puder dizer de lá agradeço muito.

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana!
    A única coisa negativa de Teresina, na minha opinião é o calor. No mais, eu gostava de tudo. As frutas e legumes de Teresina são de boa qualidade e preço justo. A maioria vem de outros lugares, como Petrolina. Há feiras de bairros e acredite, em alguns bairros, há feiras de produtos orgânicos. Aluguel por lá é muito mais em conta do que São Luís, por exemplo, cidade onde eu moro. Geralmente eu comprava no Supermercado Carvalho ( tem um em cada esquina) e achava os preços praticados parecidos com os do Bompreço em Recife. Nada de tão caro.
    Manaus é uma cidade cara, assim como São Luís. Caso deseje maiores informações, deixe seu e-mail que a gente se corresponde melhor.
    Beijo grande e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Prezados mora em são paulo e recebi uma proposta de emprego para morar em teresina, gostaria de algumas dicas de restaurantes, shopping, os melhores bairros, de escolas, pois estou indo eu, minha esposa e minha filha no qual penso muito nela, pois não é fácil sair de São Paulo, aqui tem tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem amigo, é uma boa cidade pra se viver, é segura (obviamente que há uma pequena criminalidade, sobretudo em alguns bairros mais pobres, mas Teresina ainda é uma cidade extremamente tranquila); como você é de uma cidade grande como São Paulo que como vc já disse tem tudo, talvez sinta mais a diferença; às vezes a capital tem um clima até interiorano, sabe, não é dinâmica como outras capitais;

      Em relação às escolas, modéstia à parte, Teresina é uma cidade muito voltada para a educação, tem várias escolas privadas sempre bem ranqueadas dentro das melhores do país (Instituto Dom Barreto, Educandário Santa Maria Goretti, Colégio Diocesano e Escola Sagrado Coração de Jesus, Sistema Anglo de Ensino, com as escolas Lavosier, Lettera e Lerotte, Escolas Santa Helena, CEV e Dom Bosco também são muito boas). Tem boas faculdades e as Universidades Estadual e a Federal do Piauí tem boas estruturas; até a rede pública de ensino é boa;

      Sempre falam do clima daqui, do calor e tals, bem como somos piauienses já estamos acostumados sabe, óbvio que calor em excesso é incômodo, mas há boas opções de parques, áreas arborizadas, quase todos os estabelecimentos são climatizados; Melhores bairros pra se morar são a zona leste (Jockey, Bairro de Fátima, Morada do Sol, Horto, Noivos, São Cristóvão, São João etc) e o centro e suas imediações (Ilhotas, Vermelha, Cabral); A cidade é limpa, bem organizada e o custo de vida da capital é baixo em minha opinião;

      Em relação ao trânsito, a maioria das ruas é asfaltadas, as que não são no mínimo tem calçamentos de pedra; ruas de terra batida não são comuns; em relação às distâncias, tudo é relativamente perto, tem avenidas largas, há pontes que ligam as zonas com o centro, no geral boas opções de mobilidade.

      Em relação aos shoppings, nada a reclamar, o Teresina Shopping é o maior de Teresina, tem várias lojas, o cinema é bacana, restaurantes, cafés; lojas de tecnologia, vestuário, livrarias; tem lojas de departamento em ambos os shoppings (Teresina e Riverside), pelo centro e espalhadas pela cidade; a zona leste em si tem muitos bares, casas noturnas, restaurantes e lanchonetes (Seu Boteco, Coco Bambu, Malagueta, Ateliê do Chef, Forneria Favorito, Teresina Grill, Labareda, Subway, Mcdonalds, Domino's Pizza, Confraria Uchoa; Bacalhau e Cia. Toscanas Restaurante, Varanda Matisse, Bom Bocado, e muitos outros). Avenidas Dom Severino e Nossa Senhora de Fátima são corredores gastronômicos praticamente.

      Os serviços de saúde também são muito bons, tanto a rede privada como pública, isso eu digo; muitos hospitais, medicals centers, clínicas, laboratórios, farmácias, tudo no pólo de saúde no Centro, todos relativamente perto uns dos outros.

      Bem é isso, Teresina é uma boa cidade pra se morar, o povo é acolhedor, geralmente falam bem de nossa hospitalidade; Como eu disse vc talvez sofra o baque por mudar de uma gigante metrópole pra uma pequena metrópole, mas aqui tem muitas coisas boas.

      Excluir
    2. Oi Alexandre!

      Perfeita a sua participação aqui no blog!!!! : )
      Te agradeço por responder ao amigo Marcel. Seu comentário enriqueceu muito a postagem com as informações sobre a terrinha que amo, não é minha mas amo e se pudesse morava novamente.
      Obrigada pela visita!!!
      Bj!

      Excluir
  13. Oi Daiana!

    Oi Marcel!

    Obrigada pela visita!

    Morei no bairro do Horto Florestal e amava o lugar. Infelizmente, violência existe em todo lugar e Teresina não ficou de fora.
    Desejo boa sorte!
    Aproveite o artesanato local do centro de artesanato, as comidas típicas e as amizades que fará por lá.
    Toda mudança é rodeada por expectativas e nos causa desconforto, é normal. A gente fica na dúvida se fez a escolha certa, se vai conseguir se adaptar, quais dificuldades vamos enfrentar... Eu brinco que partir pra algum novo lugar é quase a dor de um "Parto", mas quando a gente se abre com boa vontade para as novas possibilidades que a vida oferece, a chance das coisas acontecerem com leveza e positividade são maiores.
    Sorte, saúde e muito sucesso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Sou Cearense e ADORO TERESINA.

    ResponderExcluir

  15. Oi Selma
    Parabéns pelo seu blog.
    Gostei muito.
    Bem, o fato é que estou numa dúvida tremenda, pois estou com três perspectivas de mudança.
    Uma é Mogi das Cruzes, em SP. É uma ótima cidade, com duas universidades de grande porte, próxima à capital, e muito bem servida de comércio, indústrias e serviços. E o custo de vida é um dos mais baixos da região.
    Outra é São Luís. Tem muitas atrações, shoppings, universidades, é uma cidade com grande extensão territorial, e ainda tem uma riqueza cultural incomparável. Sou apaixonado pelo Bumba-meu-boi. Mas o custo dos imóveis está no nível de São Paulo, ou seja, altíssimo, fora da realidade!
    A outra alternativa é Teresina.
    No pouco que conheci da cidade, achei ótima, além de ter colégios de altíssimo nível, que batem brincando algumas das melhores escolas de SP e Rio.
    Quanto à gastronomia, acho que não fica nada a dever aos grandes centros. A propósito, comi um camarão inesquecível em Teresina, no restaurante do Hotel Rio Poty.
    No que tange à violência, me parece que Teresina é bem tranquila, se comparada a muitas capitais brasileiras. Me disseram que "vagabundo não se cria em Teresina", que a coisa é do tipo "Tolerância Zero!"
    E também fui informado que os custos imobiliários são muito mais baixos que São Luís e outras capitais.

    Se tiver umas dicas que me auxiliem, agradeço imensamente.

    Grande abraço

    Almir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Almir!

      Como não mencionou de onde vc é, vou falar por experiência de quem morou em São Luís e Teresina, ok?
      Não conheço Mogi , então não posso falar da cidade.

      Amei Teresina!
      Violência existe (infelizmente) em toda cidade, mas é uma cidade tranquila. O custo de vida é mais barato que São Luís com toda certeza!
      Qual a única coisa ruim? O calor. Escolha apartamento onde o sol não castigue o quarto durante a tarde, pois nos meses de verão, a sensação térmica é de matar, uma vez que a cidade não litoral. Bares, restaurantes, shows, vida noturna agitada pra quem gosta, tem pra todos os gostos.
      Moraria novamente se uma boa oportunidade de trabalho por lá aparecesse.
      São Luís: tem litoral e torna a cidade ventilada. Mas as praias não são boas pra banho. A cidade dos lençóis fica a 280 km. Malha aérea cara, aluguel caro... Só moraria lá novamente se a proposta de trabalho fosse incrivelmente maravilhosa e com possibilidades reais de uma transferência em curto prazo : )
      Mas conheço pessoas que chegaram de outros estados e gostaram. Análise as propostas de trabalho. A cidade será consequência. Seu trabalho, salário e encarceramento dentro da empresa sao mais importantes.
      Boa sorte!

      Excluir
  16. Oi sou Aline,moro em Fortaleza e estou de mudanças para Teresina,seu comentário sobre a cidade me deixou um pouco mais animada.

    ResponderExcluir
  17. Oi Selma! Moro em Teresina há 10 meses. Estou tendo uma dificuldade absurda para me adaptar, minha família também. Concordo que a parte gastronômica é ótima! A constante falta de luz me apavora!!!

    ResponderExcluir
  18. esqueci de mencionar meu nome é Fernanda sou de Santa Catarina, morava em Balneário Camboriú.

    Moro no Jóquei, acho um absurdo o valor do aluguel! Quero mudar de bairro. Quais os bairros que você me indica, por ordem de preferencia, por favor.

    Obrigada por nos presentear com seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Fernanda... Imagino a dificuldade sua, devido o calor. E sua terra é linda! Amada, eu morava no Bairro do Horto Florestal. Morava num condomínio na rua do Ibama. Olha, qualquer coisa, manda e-mail pra mim. Beijos!

      Excluir
  19. Adorei esse blog. Meu marido deve ir para Teresina no próximo ano e já estamos procurando informações sobre a cidade. Queria ter uma noção de preço de alugueis. Alguém sabe me dizer. Quero sim morar em um bom bairro. Vi e já anotei a sua dica do Bairro do Horto Florestal. Quando você pagava? Quanto se paga por um apartamento de dois quartos?

    Abraços,
    Virginia

    Desde já agradeço quem puder ajudar

    ResponderExcluir
  20. Já que a colega acima perguntou sobre aluguéis, também tenho interesse em saber. Alguém poderia indicar um site seguro de alguma imobiliária daí?
    Abçs
    Gilberto

    ResponderExcluir
  21. Pessoas queridas, já faz um tempo que saí de Teresina e de lá pra cá tudo aumentou demais, entre outras coisas o preço dos alugueis. Lembro que o custo de vida em Teresina era mais em conta que São Luís, mas atualmente estou por fora dos valores. Sugiro a imobiliaria Halca, que foi uma das que busquei imóveis. Na época, saí olhando nos novos condomínios placas de aluguel e por isso, aluguei direto com proprietário. Na época, pagava 700 reais + condomínio + água e luz, num ap. De 70 m2 na Rua do Ibama, mas isso já faz 5 anos e hoje eu acredito que um apartamento por lá não saia por menos de 1000 reais. Busquem em sites tipo olx e as imobiliarias Rocha e Rocha e também imobiliária Halca.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Selma. Vou verificar nestes sites que vc indicou.
      Abçs
      Gilberto

      Excluir
  22. saudades da minha pequenina TERESINA

    ResponderExcluir