quinta-feira, 29 de março de 2012

Instituto Ricardo Brennand


foto do site

foto do site

foto do site



Quando visitei o Instituto Ricardo Brennand  que fica em Recife, pela primeira vez, fiquei encantada com a beleza do lugar. A distância da primeira portaria até a segunda, que fica próxima ao estacionamento e onde se compra o ingresso é de quase um quilômetro e o trajeto que a grande maioria das pessoas faz de carro eu fiz a pé.  Posso dizer que mesmo parecendo cansativo foi uma delícia. Nesse dia eu estava com Fernando, meu irmão e com Lú, minha cunhada. Apesar do longo percurso, fazer esse passeio nos deu oportunidade de admirar toda a área do instituto e todo o cuidado e zelo que as pessoas que trabalham lá têm.  Foi gostoso caminhar pela aléia de Palmeiras Imperial que nos acompanham por todo o caminho de acesso até a entrada principal do museu, ouvir o som dos pássaros e das garças que habitam por lá e também do balanço das folhas com o vento.
Eu fiquei apaixonada pela natureza exuberante e pelo paisagismo primoroso que rodeia o castelo. O jardim com lago é lindo de viver e no final da tarde as árvores ficam cheinhas de garças, o pequeno bosque junto ao castelo, o bambuzal que contorna o lago, a grama tão bem cuidada, as plantas tropicais, as flores, enfim, toda a parte externa é linda demais e pra mim isso só já bastaria.
Mas é a magnífica arquitetura do museu que me impressiona. É espetacular! As portas pesadonas, o pé direito altíssimo, as paredes em tijolo aparente, a escada, os grandes candelabros que adornam o primeiro salão, toda a decoração caprichosamente pensada para remeter o visitante à atmosfera de um castelo medieval faz o passeio inesquecível.
Lú, que mora no Rio de Janeiro e já visitou lindos museus que tem por lá, olhou pra mim e disse: Tô boba! Nunca vi um lugar tão lindo. E a gente olhava tudo atentamente pra não perder um detalhe sequer. As lindas esculturas em mármore, as coleções de tapeçarias, vidros e cristais antigos, telas, espadas e armaduras, móveis antigos, tudo lindamente arrumado.
A dica que dou é chegar logo no início do horário de visitação. Fica mais tranquilo e dá para aproveitar tudo com mais calma e tirar belas fotografias. O museu é lindo, os monitores são super atenciosos e respondem qualquer tipo de dúvida ou curiosidade sobre tudo que está exposto. Os banheiros são limpos, tudo é extremamente bem cuidado. Eu já fui duas vezes e quero ir de novo.  
































Para informações mais detalhadas como horário e dias de visitação ou valor de ingressos indico visitar o site:

Telefones : (81) 2121- 0352 / 0365.

4 comentários:

  1. Um lugar cheio de arte... De alma...
    Um lugar exuberantemente lindo e rico...
    Amei a sua postagem.
    Amei... E tudo isso fica no meu Pernambuco...
    É incrível a sensação de que se está em castelos medievais... Mas isso é aqui em PE mesmo... Lindo.
    Abraço,
    Cinthya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthya!
      Dá um orgulho na gente, né?
      Obrigada pela visita.
      Beijos,
      Selma.

      Excluir
  2. Selminha pode colocar em nossa agenda como parada obrigatória!!!!
    Amei as fotos e saiba q estou adorando a sua cidade
    Como a Cy falou a gente tem a impressão de que fica em outro pais .
    Parece que é um lugar maravilhoso
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir